
Praça da Estação recebe Van de Direitos para garantir atendimento aos moradores
Os moradores do Centro ganharam um dia de cidadania na nova edição do Projeto Acolher, direto da Praça da Estação, em Fortaleza. A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) marcou presença no mutirão por meio da Van de Direitos. A unidade móvel acomodou uma equipe de defensores e colaboradores que levaram os serviços da instituição para mais perto da população.
As defensoras públicas Denise Castelo e Thalita Nóbrega prestaram atendimento aos moradores presentes e deram entrada em diversas ações judiciais. Entre as demandas mais atendidas, destacam-se as relacionadas à área criminal, cível e de família, tais como consulta de processos criminais, 2ª via de certidão de nascimento, retificação de documentos e ações de guarda. Ao final da ação, a Defensoria realizou um total de 33 atendimentos.
“A Defensoria Pública em parceria com o projeto acolher da Secretaria da Proteção Social (SPS), vai ao encontro do assistido, no seu bairro, a fim de promover a defesa dos seus direitos. Nessa atuação, disponibilizamos a população, atendimento relacionado a questões cíveis e criminais, tais como, pensão alimentícia, divorcio, investigação de paternidade, emissão gratuita de 2ª via de certidão de nascimento e casamento e consulta de processos criminais. Não há portanto dúvida de que essa ação social contribui para garantir ao assistido a resolução de suas demandas jurídicas”, afirmou a defensora pública Talita Nobrega
Promovido em parceria com órgãos estaduais e entidades filantrópicas, o Projeto Acolher oferece gratuitamente, além dos serviços da DPCE, ações de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio de intermediação com empresas para quem busca trabalho ou empreender.
Os atendimentos da DPCE acontecem dentro da Van de Direitos, veículo equipado com computadores, internet, gerador, balcão de atendimento, elevador para pessoas com limitações e/ou dificuldades de locomoção.
Projeto Acolher
O projeto Acolher acontece todas as sextas-feiras e atua de forma itinerante com o objetivo de levar os serviços gratuitos de cidadania, saúde, qualificação profissional e atendimento psicossocial e jurídico para a população de diferentes bairros e cidades do Ceará. O calendário com a próxima localidade a ser contemplada pela Van de Direitos no Projeto Acolher será divulgado em breve no Instagram da Defensoria (@defensoriaceara).