
Defensoria Pública participa de comemoração aos 15 anos do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes
A Defensoria Pública do Estado esteve presente, na tarde desta sexta-feira (20/10), na solenidade em comemoração aos 15 anos do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca), que aconteceu no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará. O projeto, criado em 15 de outubro de 2008, nasceu com o objetivo de combater o trabalho infantil dentro das escolas.
A momento foi conduzido pela deputada Jô Farias, autora do requerimento, que enfatizou acerca da essencialidade do trabalho desenvolvido pelo programa para o fortalecimento da conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente. “É extremamente importante celebrar os 15 anos de um programa que resgatou centenas de milhares de crianças do trabalho irregular, proporcionando-lhes educação e proteção integral”.
A defensora pública Camila Vieira, representando a Defensoria Pública Geral, prestigiou o momento, reforçando o compromisso institucional com a temática, bem como o reconhecimento sobre o trabalho desenvolvido pela Rede Peteca. “A Defensoria Pública parabeniza por tão valoroso trabalho e iniciativa, que inspirou os demais estados da federação, estando pronta para também colaborar na luta pela erradicação do trabalho infantil. Ao destacar e combater essa forma de exploração, a atuação em rede contribui para proteger o direito à infância e à educação, permitindo que as crianças e os adolescentes tenham a oportundade de se desenvolver plenamente”, frisou a defensora.
Durante o evento, foram entregues placas em homenagem aos profissionais que lutam pela erradicação do trabalho infantil no Ceará.