
Defensoria Pública realiza mutirão de divórcio em Morada Nova
Texto: Déborah Duarte
Fotos: Divulgação
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realizou nesta segunda-feira (11/03) em Morada Nova, um mutirão de divórcio para a população que necessita realizar o processo de forma consensual ou litigiosa. Foram realizados aproximadamente 30 atendimentos pela defensora pública Rayssa Cristina Santiago dos Santos, que atua na comarca.
A defensora pública destacou o objetivo da ação. “Assim que eu entrei na Comarca de Morada Nova, percebi que havia um grande volume de pessoas que procuravam a Defensoria para saber informações sobre o divórcio e quais documentos que eram precisos. Em razão disso, resolvemos realizar esse mutirão de divórcio consensual com objetivo de explicar a importância da mediação de conflitos entre eles e sanar logo essa pendência”, afirma Rayssa.
O primeiro mutirão foi agendado com os casais que já haviam buscado o atendimento no núcleo. São pessoas sem bens a partilhar, que não têm filhos ou que, mesmo com filhos, já existe um acordo sobre pensão, guarda e direitos de convivência.
“Nossa intenção é que, junto com o apoio da Defensoria, eles possam regularizar uma situação fática que já existe e seguir a vida a partir de então, esclarecendo que a consensualidade entre as partes é a melhor forma de sanar qualquer litígio, é a forma mais célere. Hoje mesmo as ações foram protocoladas e depois da decisão judicial, as partes precisam procurar o cartório para poder pegar a nova certidão de casamento já com a averbação do divórcio”, explica a defensora.
Quem não teve a oportunidade de participar desta ação, basta procurar o Núcleo da Defensoria Pública em Morada Nova, que fica dentro do fórum da cidade.
Unidade da Defensoria Pública no Fórum de Morada Nova – Morada Nova
Av. Manoel Castro, 680, Centro, Morada Nova – CE
Telefone: (88) 3695-1789