Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Maio Verde: quatro novos defensores públicos serão empossados nesta sexta-feira (17.05)

Maio Verde: quatro novos defensores públicos serão empossados nesta sexta-feira (17.05)

Publicado em
TEXTO: DEBORAH DUARTE 
FOTOS: DIVULGAÇÃO

No mês em que se comemora o Dia do Defensor, quatro novos membros serão empossados na Defensoria Pública do Estado do Ceará. Ceane Maria Cardoso Sena, Clara Sampaio Lasserre, Gabriel da Silva Meissner e Luis Carlos Garcia Junior vão assumir os cargos de defensores públicos durante a Sessão Solene do Egrégio Conselho Superior (Consup) da DPCE, em Fortaleza, na próxima sexta-feira (17.05), às 14 horas.

Com a nova nomeação, passa para 32 defensores públicos empossados do último concurso finalizado em 2023, passando para 367 o número de defensores públicos em todo o Estado.

Para a defensora geral Sâmia Farias, a entrada de novos defensores fortalece a atuação da DPCE. “No ano de 2023, a Defensoria Pública realizou mais de 1,5 milhão de atendimentos e essas atuações mostram como a nossa instituição é fundamental, sobretudo, no cenário com tantas perdas de direitos e violações constitucionais. Este reforço chega em um importante momento para a interiorização dos serviços e para uma resguardar o direito à defesa da população cearense, sobretudo, os mais carentes “, disse.

O concurso público iniciado em 2022 inaugurou a política de cotas raciais da Defensoria em certames para membros da DPCE. Até então, a instituição reservava vagas apenas a pessoas com deficiência (5%). Com a nova diretriz, pessoas negras, indígenas e quilombolas passaram a contar com uma política afirmativa de 20%, 5% e 5%, respectivamente.

Confira abaixo os depoimentos dos novos defensores públicos: 

Ceane Maria Cardoso Sena

“Estou em um momento de muita felicidade por saber que vou integrar o quadro da Defensoria do Ceará. Ser defensora sempre foi meu grande sonho, desde que eu comecei a ler sobre a Defensoria eu entendi que ali era o lugar  onde eu realmente daria sentido à minha formação em Direito. Pra mim, você tem que colocar em serviço tudo aquilo que você aprende e a Defensoria é muito isso: é você colocar a sua formação em serviço das pessoas  mais vulneráveis e que realmente precisam de acesso ao Direito. O momento da convocação representa muita felicidade, alegria e emoção. De fato quero me colocar inteiramente à disposição  da Defensoria do Ceará e me entregar a esse serviço que é tão bonito de acesso à direitos”.

 

Clara Sampaio Lasserre 

“O ingresso nessa carreira representa a realização de um sonho que venho trabalhando a alguns anos e voltar para a Defensoria Pública do ceará, já que já fui estagiária aqui, é realmente algo que almejei muito. A minha expectativa para exercer o trabalho como defensora é a melhor possível, estou com muita vontade e desejo de exercer essa atividade que acho uma das mais belas do mundo jurídico. Estou pronta para servir a população cearense da melhor forma possível”.

 

 

Gabriel da Silva Meissner

“Eu posso dizer que é um mix de sentimentos, mas principalmente de felicidade. Primeiro , por ingressar nessa instituição tão grandiosa, que é a Defensoria Pública do Estado do Ceará, e depois também por ajudar nesse processo de interiorização. Afinal, a Defensoria Pública chegando ao interior significa também uma garantia maior de direitos da população desse Estado”.

 

 

Luis Carlos Garcia Junior 

“Estou extremamente feliz e agradecido pela acolhida realizada pela população cearense e pela Defensoria Pública. Sei que a instituição, muitas vezes, é a única esperança de visibilidade da população mais vulnerável do Estado, o que eleva a responsabilidade em assumir este cargo. Estou extremamente honrado em pertencer aos cargos de uma instituição plural, democrática, preocupada com a população, garantidora do acesso à justiça e dos direitos humanos. Sei que o cargo de defensor público me proporcionará experiências grandiosas e espero estar à altura do que nossos assistidos e a população esperam do órgão. Estou ansioso e muito feliz pelo defensorar. Agradeço a todas e todos da Defensoria Pública que nos recebem de braços abertos para esta nova jornada. Sei que serei muito feliz nessa nova etapa”.

 

SERVIÇO
POSSE DE NOVOS DEFENSORES
QUANDO: 17 de maio de 2024, às 14h
ONDE: sede da Defensoria em Fortaleza (avenida Pinto Bandeira, nº 1.111).