Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Conselho Nacional de Defensoras(es) Gerais é recebido na Assembleia Legislativa do Piauí

Conselho Nacional de Defensoras(es) Gerais é recebido na Assembleia Legislativa do Piauí

Publicado em

Texto e fotos: Ascom Defensoria do Piauí

Nesta quarta-feira, a defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias, esteve reunida com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputado Franzé Silva (PT). O encontro integrou a programação da 90ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), e reuniu defensores e subdefensores públicos gerais de vários estados do país.

Durante o encontro na Assembleia, a defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, destacou o bom relacionamento da Casa com a Defensoria e o trabalho que esta vem realizando em todo o Estado. “É uma honra para nós estarmos aqui na Casa do Povo, onde a Defensoria é sempre bem recebida. Tanto hoje, como em todas as vezes que procuramos o poder legislativo, temos tido atenção qualificada da presidência e demais deputados e deputadas do Piauí. Queremos agradecer pelo apoio e respeito para com a Defensoria Pública. Assim como ao presidente do Condege, Defensor Público Geral de Roraima, Oleno Matos, e demais integrantes desse Conselho Nacional que luta insistentemente pelo fortalecimento das Defensorias Públicas brasileiras”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva, também falou do contato constante entre a Defensoria e Alepi.“Quero agradecer pela presença dos defensores e defensoras gerais aqui e no dia a dia dos demais poderes. A defensora geral do Piauí, Carla Yáscar, assim como a subdefensora, Verônica Acioly, estão presentes nesta Casa toda semana, dialogando com deputados e deputadas, visitando os gabinetes, em um processo construtivo contínuo, e esse modelo adotado aqui no Piauí pode servir de diferencial para as demais Defensorias do país, porque a intimidade, a convivência, o diálogo constante, têm que acontecer durante todo o ano, e não em momentos isolados; tem que acontecer na discussão do Orçamento, para que os deputados venham a entender o que é necessário para que a Defensoria possa cumprir a sua missão oficial”, destacou.

O presidente do Condege, Oleno Matos, também discorreu sobre a importância do fortalecimento da Defensoria. “Faz-se necessária uma atenção especial quanto ao fortalecimento da Defensoria, e isso temos conseguido graças a parlamentos como do estado do Piauí, que têm nos dado essa atenção. Hoje já temos 10 Defensorias presentes em todas as comarcas, obedecendo uma determinação constitucional que diz que a Defensoria Pública tem que se fazer presente em todas as unidades da federação. E aí falamos não só de fortalecer a Defensoria, mas de dar ao povo o seu direito, que é de ter o direito a ter direitos. Aqui no Piauí conseguimos visualizar o futuro desejado, já estamos presentes onde mora 80% da população, então, estamos perto de consolidar algo que é histórico”, afirmou.