
Defensoria entrega nesta quarta (18/12) prêmios aos vencedores do concurso “Minha Escola Ensina Direitos”
Texto: Bruno de Castro
Ilustração: Valdir Marte
A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) realiza nesta quarta-feira (18/12) a cerimônia de premiação da primeira edição do concurso Minha Escola Ensina Direitos. Nela, serão revelados os nomes dos 23 alunos(as) vencedores(as) das cinco categorias do certame.
Ao todo, 15 trabalhos de sete unidades das redes de ensino municipais de Maranguape (4 escolas), Fortaleza (2) e Itapipoca (1) foram selecionados dentre os 110 inscritos. A solenidade acontecerá na sede da DPCE, na capital cearense, a partir das 9h30min.
Na categoria Podcast, o projeto da EMTI José Carvalho (Fortaleza) ficou em primeiro lugar, seguido do programa da EMTI Professor Antônio Girão Barroso (Fortaleza). O terceiro lugar foi da EMEF Zilda de Barros de Medeiros (Maranguape).
Na categoria Texto, o primeiro lugar foi da EMTI José de Carvalho (Fortaleza); o segundo, da EMTI Professor Antônio Girão Barroso (Fortaleza); e o terceiro ficou com a EMEF Prof. Maria Eugênia de Oliveira (Maranguape).
Na categoria Desenho, venceu a EEB José Lins de Albuquerque (Itapipoca). A segunda colocação ficou com a EEFM de Direitos Humanos (Maranguape). Já o terceiro lugar foi para a EMTI Professor Antônio Girão Barroso (Fortaleza).
Na categoria Campanha, a EMTI Professor Antônio Girão Barroso (Fortaleza) ocupou as três posições.
Por fim, na categoria Vídeo, a EMEF João Cirino (Maranguape) ficou em primeiro lugar. O segundo lugar foi da EMTI José Carvalho (Fortaleza) e o terceiro lugar foi da EEFM de Direitos Humanos (Maranguape).
O CONCURSO
O I Concurso Minha Escola Ensina Direitos é fruto de parceria entre a Defensoria Pública do Ceará e o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PreVio), com patrocínio do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus).
Com o tema A Defensoria e a Defesa dos Direitos, o concurso incentivou jovens a explorarem temas de cidadania e direitos humanos por meio de produções criativas que destacam o papel da DPCE na construção de uma sociedade mais justa.
Os trabalhos foram analisados por uma comissão composta por um defensor público, um representante do Governo do Estado do Ceará e um membro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Defensoria Pública. Os critérios de avaliação incluíram originalidade, criatividade, clareza, linguagem simples, relevância, qualidade técnica e impacto social.
O PROGRAMA
O programa Minha Escola Ensina Direitos iniciou em março deste ano e tem o objetivo de capacitar líderes estudantis sobre direitos, fazendo deles multiplicadores dessas informações. A cada mês, defensoras e defensores ministram palestras para turmas de até vinte alunos sobre temas como bullying, direitos da infância, violência doméstica, direitos humanos, segurança pública e cidadania.
SERVIÇO
PREMIAÇÃO DOS VENCEDORES DO CONCURSO
QUANDO: 18 de dezembro de 2024, a partir das 9h30min.
ONDE: sede da DPCE (avenida Pinto Bandeira, nº 1.111, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza).