
Canindé recebe segunda audiência pública do Orçamento Participativo na próxima terça-feira (18)
TEXTO: JAMILLE BEZERRA, ESTAGIÁRIA SOB SUPERVISÃO
ILUSTRAÇÃO: VALDIR MARTE
Na próxima terça-feira (18.03), a Defensoria Pública do Estado do Ceará realiza, em Canindé, a segunda de seis audiências do Orçamento Participativo (OP) de 2025. Durante os encontros, a população pode sugerir ações e projetos que devem ser priorizados pela instituição e implementados ao longo de 2026.
O evento será realizado no Auditório da Pousada Franciscana, no centro de Canindé. A programação começa às 8h e tem previsão de encerramento às 12h. As audiências são abertas ao público e voltadas para moradores das regiões do Sertão Central e Sertão de Canindé. Não é necessária inscrição prévia.
Além de esclarecer dúvidas sobre o papel da Defensoria, o público poderá votar nos projetos e ações que deverão compor os compromissos institucionais do próximo ano. Os participantes receberão formulários contendo diversas opções de iniciativas, previamente coletadas na consulta pública realizada entre o fim de janeiro e o início de março.
As audiências seguem até maio. Após a última reunião, a Defensoria consolidará os projetos mais votados e, com base nesse resultado, buscará recursos e articulações para viabilizar sua implementação.
Orçamento Participativo
Este é o décimo ano consecutivo em que a Defensoria Pública realiza audiências do Orçamento Participativo. Implementado em 2016, o OP tem fortalecido o diálogo entre a instituição e a sociedade por meio da escuta ativa. Desde então, diversas sugestões da população foram transformadas em ações concretas. As audiências ocorrem anualmente durante o primeiro semestre.