Congresso Nacional vai homenagear a Defensoria Pública e MJSP anuncia investimentos
O Plenário do Senado e o Plenário da Câmara Federal vão realizar nesta segunda-feira (19), uma sessão especial, a partir das 10 horas e 11 horas, respectivamente, para comemorar o Dia Nacional da Defensoria Pública. No Senado, a iniciativa foi requerida pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e na Câmara Federal pelo deputado Stélio Dener (Republicanos RR). As sessões abrem a comemoração da data por todo o País, instituído pela Lei 10.448, de 2002, em memória do falecimento de Santo Ivo, padre francês do século 13 que é o patrono dos advogados na religião católica.
“Comemorar o Dia Nacional da Defensoria Pública é valorizar a importância desta entidade para a cidadania e a inclusão social, enfatizando o empenho de defensoras e defensores públicos na defesa de direitos básicos e na busca por justiça social. A data intensifica a discussão acerca da importância de expandir e valorizar a Defensoria Pública, assegurando que sua atuação se torne cada vez mais efetiva e abrangente em todas as regiões do país”, justificou o senador Kajuru.
Durante a tarde, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowiski anuncia investimentos na Defensoria Pública, no Salão Negro do Ministério da Justiça, ladeado pela secretária de Acesso à Justiça Sheila de Carvalho. A defensora pública geral, Sâmia Farias e o subdefensor geral, Leandro Bessa, estarão presentes nas sessões.
“A gente brinca que defensorar é verbo de ação. Então, a cada 19 de maio, reverenciamos o trabalho incansável das defensoras e dos defensores, que, em cada cidade, na capital, litoral ou sertão, fazem da Defensoria um abrigo, uma esperança e uma ponte para a justiça. A Defensoria é uma instituição essencial e estas reverências a ela mostram a importância que ela ocupa hoje para a sociedade”, diz a defensora geral.