
Joyce Ramos é a mais votada na eleição para Ouvidoria Externa da Defensoria Pública; Consup define escolha em Sessão Extraordinária
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realizou, nesta terça-feira (1º/7), a eleição para escolha da próxima ouvidora geral externa da instituição. Duas candidatas disputaram o pleito, que contou com a participação de 48 entidades da sociedade civil habilitadas. A atual ouvidora externa, Joyce Ramos, obteve 85% dos votos válidos, enquanto Jeane Freitas ficou com 14% dos 49 votos válidos computados em urnas em Fortaleza, Sobral e Crato.
A Comissão Eleitoral foi ´presidida pela defensora de segundo grau, Jaqueline Torres, e a abertura da votação foi feita pelo subdefensor geral do Estado, Leandro Bessa, que saudou os presentes e o processo democrático da escolha para o cargo que tem como papel ser protagonista com os movimentos sociais e assistidos dentro da instituição.
O resultado da eleição será encaminhado ao Conselho Superior da Defensoria Pública (Consup), que sabatinará as candidatas e definirá quem ocupará o cargo no biênio 2025–2027. A reunião do colegiado ocorrerá nas próximas semanas, em data e horário a serem divulgados.
Nascida em Baturité, Joyce Ramos é quilombola da Serra do Evaristo, tem 43 anos e é graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Indicada pela Associação de Cooperação Agrícola do Estado (Acace), atua há mais de 25 anos em defesa de jovens, mulheres e trabalhadores(as) do campo e da cidade. Na atual gestão da Ouvidoria, pautou sua atuação pela aproximação com os movimentos populares e entidades de base.
Jeane Freitas, natural de Fortaleza, é jornalista, mãe, educadora social e facilitadora de círculos de diálogo. Indicada pelo Movimento dos Conselhos Populares (MCPE), tem mais de 30 anos de atuação na luta por direitos humanos e moradia digna. A candidatura de Jeane propõe fortalecer o papel da Ouvidoria como espaço de acolhimento e articulação.
A votação aconteceu de forma presencial nas sedes da Defensoria em Fortaleza, Sobral e Crato, entre 8h e 17h.