Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa do lançamento do Plano Pena Justa

Defensoria participa do lançamento do Plano Pena Justa

Publicado em
TEXTO: JULIANA BOMFIM
FOTO: ZÉ ROSA FILHO

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) participou, na manhã desta sexta-feira (26), do lançamento do Plano Estadual Pena Justa, no Auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O evento reuniu representantes do Sistema de Justiça e instituições que compõem o Comitê Estadual de Políticas Penais.

O defensor público geral em exercício, Leandro Bessa, esteve presente, acompanhado dos defensores Guilherme Queiroz Maia Filho, subdiretor da Central da Defensoria do Interior e titular do Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios e Vítimas de Violência (Nuapp), e Jorge Bheron, também integrante do Nuapp.

Elaborado pelo Comitê Estadual de Políticas Penais, o Pena Justa reúne ações estruturantes para todo o ciclo penal: entrada, permanência e saída do sistema prisional. O documento trata, ainda, de ações para evitar a repetição de práticas que alimentam o quadro de inconstitucionalidade e inclui políticas de justiça racial, gestão de dados e informações, alocação eficiente de recursos e respeito a precedentes e normativas internacionais de direitos humanos.

Como membro do Comitê Estadual de Políticas Penais, a Defensoria colaborou com propostas para enfrentar a superlotação, melhorar a infraestrutura e promover a reintegração social no sistema prisional do estado.

Durante sua participação, Leandro Bessa destacou a importância da coletividade para buscar melhorias no sistema penitenciário. “É preciso reconhecer a gravidade da crise que vivemos, mas também destacar o diálogo permanente com o Governo do Estado e o protagonismo do Poder Judiciário. A Defensoria Pública reafirma seu compromisso, acreditando que essa construção passa, fundamentalmente, pela participação da sociedade civil e pela força das instituições”, afirmou.