Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública inaugura nova sede do projeto Defensoria Verde em Beberibe

Defensoria Pública inaugura nova sede do projeto Defensoria Verde em Beberibe

Publicado em
TEXTO: BIANCA FELIPPSEN
FOTOS:ZÉ ROSA FILHO

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (22/10), em Beberibe, a segunda sede do projeto Defensoria Verde, iniciativa que alia sustentabilidade, economicidade e responsabilidade social. O novo espaço está localizado na Rua Joaquim Facó, bairro Novo Planalto, nas proximidades do Fórum, e marca mais um passo da instituição no processo de interiorização com qualidade e eficiência. A solenidade contou com a presença de defensores públicos da região, colaboradores, estagiários e lideranças de movimentos sociais.

Com 138 m² de área construída, a nova unidade foi erguida a partir de quatro módulos EMRI (Espaços Multiusos de Rápida Instalação), tecnologia inovadora que garante rapidez na implantação, previsibilidade no cronograma, controle de qualidade e baixo custo de manutenção. O prédio conta com estrutura para dois defensores públicos, três gabinetes, salas de atendimento, mediação, triagem e espera, além de recepção, copa e banheiros acessíveis.

O projeto foi concebido para aproveitar ao máximo a luz natural e está preparado para receber painéis fotovoltaicos, reforçando o compromisso da Defensoria com uma atuação ambientalmente responsável.

Durante a solenidade, a defensora pública geral, Sâmia Farias, destacou que a inauguração representa o compromisso da instituição em estar cada vez mais próxima da população. “Essa é a forma da Defensoria Pública estar presente no interior: com pertencimento, com estrutura e com compromisso. Até pouco tempo, havia a ideia de que os defensores do interior logo pediam transferência para a capital. Hoje, temos o orgulho de ver defensoras e defensores titulares em todo o Estado, enraizados em suas comarcas. Isso cria vínculo com o território e reflete diretamente na qualidade do atendimento à população”, ressaltou.

Sâmia enfatizou ainda que o projeto Defensoria Verde simboliza uma nova etapa de expansão institucional, na qual o cuidado com o meio ambiente caminha lado a lado com a eficiência no serviço público. “Nosso desafio é garantir que o acesso à Justiça e à cidadania chegue a cada pessoa que mais precisa, com espaços dignos, sustentáveis e acolhedores. A Defensoria está aqui para isso: para servir à população, aprimorar seus serviços e fortalecer o direito de todos e todas”, completou.

Presente ao evento representando o governador do Estado, a secretária de Direitos Humanos, Socorro França, destacou a relevância simbólica e prática do novo espaço. “A Defensoria Pública levantou a bandeira dos direitos fundamentais e nos inspira a sonhar com uma sociedade de inclusão. Hoje, ver nascer uma ‘Defensoria Verde’ é entender que o meio ambiente também é um direito humano, o direito de deixar um mundo melhor para as próximas gerações”, afirmou.

A prefeita de Beberibe, Michele Queiroz, ressaltou a parceria entre o município e a DPCE, que recebeu o terreno por meio de doação da Prefeitura. “Essa nova sede vem somar forças com o momento que vivemos em Beberibe, de reconstrução e de busca por melhorias. É um equipamento bonito, moderno e, acima de tudo, necessário para as pessoas que buscam a Defensoria Pública. E é muito bom ver tantas mulheres à frente desse trabalho,  defensoras, gestoras, lideranças. Contem sempre com a Prefeitura como parceira dessa causa”, declarou.

Representando a sociedade civil, o líder comunitário da Prainha do Canto Verde, Roberto Painho, destacou o significado da presença da Defensoria para os movimentos sociais. “Sinto-me honrado em ver a Defensoria aqui. Essa parceria vem sendo construída há muito tempo, e agora se concretiza com esse espaço que vai dar ainda mais voz aos movimentos e às pessoas que mais precisam. Esse equipamento representa esperança e fortalecimento para nosso município”, afirmou.

A ouvidora-geral externa, Joyce Ramos, também participou da inauguração e reforçou que o projeto vai além da sustentabilidade ambiental, alcançando a dimensão humana. “A Defensoria Verde é sobre cuidar das pessoas e do meio ambiente ao mesmo tempo. Cada espaço como este é pensado para acolher e atender com dignidade. É uma alegria ver a interiorização acontecer de forma sustentável, saudável e acolhedora”, pontuou.

Além de Beberibe e Trairi, a primeira unidade inaugurada em setembro, a Defensoria Pública do Ceará prevê para 2025 a entrega de uma nova Defensoria Verde em São Gonçalo do Amarante, ampliando o alcance do projeto e reforçando o compromisso da instituição com uma atuação ambientalmente responsável, socialmente transformadora e próxima das pessoas.