Defensoria realiza mais uma edição do projeto Ceará com Direitos no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza
Texto: Camylla Evellyn, sob supervisão
Arte: Valdir Marte
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), em parceria com o Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado, realiza a quinta edição do projeto Ceará com Direitos, voltado a oferecer orientações sobre direitos e assistência jurídica gratuita à população vulnerabilizada.
Compondo a ação, nesta quinta, 13 de novembro, às 14h, será realizada uma roda de conversa sobre geração de emprego e renda para os beneficiários do programa e que, posteriormente, irão fazer os cursos de capacitação do projeto. A Cozinha Instituto Mulheres em Ação recebe o projeto e viabiliza o diálogo, localizado na Rua Boa Vista, n° 1208, no bairro João XXIII, em Fortaleza.
Já nos dias 17 e 18 de novembro, das 9h às 15h, na Rua Porto Velho, s/n (ao lado da Igreja de São João Bosco), no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, ocorrerão a triagem dos casos e os atendimentos defensoriais.
Os serviços da Defensoria serão oferecidos na carreta da instituição, a triagem será nos dias 17 e 18 de novembro, com informações sobre a documentação necessária e orientações sobre direitos. Os atendimentos com defensores públicos, após análise da documentação apresentada, acontecerão no dia 18.
A defensora pública e assessora de projetos da DPCE, Camila Vieira, explica como é importante essa atuação direcionada. “Não há nada mais gratificante do que conseguir atender às demandas mais urgentes dos assistidos, pois nem sempre existe a possibilidade de espera. Mas isso só é possível em virtude de uma escuta ativa a essas pessoas. Cada encontro nos ensina como devemos aprimorar nossos serviços, sempre em prol dos mais necessitados”.
Os assistidos podem procurar atendimentos para esclarecimentos e para dar entrada em diferentes ações judiciais, como pensão alimentícia, regularização de guarda, investigação de paternidade e maternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, registro tardio, ações de saúde, divórcio, direitos do consumidor, entre outros. Além disso, é possível solicitar o acompanhamento de processos.
Também fazem parte da iniciativa a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Balcão da Cidadania da Secretaria da Justiça e Cidadania, equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
No dia 17 (segunda-feira), a partir das 8h, o Balcão da Cidadania da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado ficará disponível com senhas limitadas para emissão de documentos pessoais, como Carteira de Identidade Nacional e CPF.
Outros serviços disponíveis
Etufor – emissão de carteira estudantil, cartão do idoso e cartão de gratuidade para pessoas com deficiência;
CRAS e CadÚnico – inscrições e alterações cadastrais para acesso a benefícios sociais.
Serviço
Ceará com Direitos – Henrique Jorge
Data: 17 e 18 de novembro
Horário: 9h às 15h
Local: Rua Porto Velho, s/n (ao lado da Igreja de São João Bosco), no bairro Henrique Jorge
Roda de conversa – João XXIII
Dia: 13 de novembro
Horário: 14h
Local: A Cozinha Instituto Mulheres em Ação
Endereço: Rua Boa Vista, n° 1208, no bairro João XXIII






