Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza mais uma edição do projeto Ceará com Direitos no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza

Defensoria realiza mais uma edição do projeto Ceará com Direitos no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza

Publicado em
Texto: Camylla Evellyn, sob supervisão
Arte: Valdir Marte

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), em parceria com o Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado, realiza a quinta edição do projeto Ceará com Direitos, voltado a oferecer orientações sobre direitos e assistência jurídica gratuita à população vulnerabilizada.

Compondo a ação, nesta quinta, 13 de novembro, às 14h, será realizada uma roda de conversa sobre geração de emprego e renda para os beneficiários do programa e que, posteriormente, irão fazer os cursos de capacitação do projeto. A Cozinha Instituto Mulheres em Ação recebe o projeto e viabiliza o diálogo, localizado na Rua Boa Vista, n° 1208, no bairro João XXIII, em Fortaleza.

Já nos dias 17 e 18 de novembro, das 9h às 15h, na Rua Porto Velho, s/n (ao lado da Igreja de São João Bosco), no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, ocorrerão a triagem dos casos e os atendimentos defensoriais.

Os serviços da Defensoria serão oferecidos na carreta da instituição, a triagem será nos dias 17 e 18 de novembro, com informações sobre a documentação necessária e orientações sobre direitos. Os atendimentos com defensores públicos, após análise da documentação apresentada, acontecerão no dia 18.

A defensora pública e assessora de projetos da DPCE, Camila Vieira, explica como é importante essa atuação direcionada. “Não há nada mais gratificante do que conseguir atender às demandas mais urgentes dos assistidos, pois nem sempre existe a possibilidade de espera. Mas isso só é possível em virtude de uma escuta ativa a essas pessoas. Cada encontro nos ensina como devemos aprimorar nossos serviços, sempre em prol dos mais necessitados”.

Os assistidos podem procurar atendimentos para esclarecimentos e para dar entrada em diferentes ações judiciais, como pensão alimentícia, regularização de guarda, investigação de paternidade e maternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, registro tardio, ações de saúde, divórcio, direitos do consumidor, entre outros. Além disso, é possível solicitar o acompanhamento de processos.

Também fazem parte da iniciativa a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Balcão da Cidadania da Secretaria da Justiça e Cidadania, equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

No dia 17 (segunda-feira), a partir das 8h, o Balcão da Cidadania da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado ficará disponível com senhas limitadas para emissão de documentos pessoais, como Carteira de Identidade Nacional e CPF.

 

Outros serviços disponíveis

Etufor – emissão de carteira estudantil, cartão do idoso e cartão de gratuidade para pessoas com deficiência;

CRAS e CadÚnico – inscrições e alterações cadastrais para acesso a benefícios sociais.

 

Serviço

Ceará com Direitos – Henrique Jorge

Data: 17 e 18 de novembro

Horário: 9h às 15h

Local: Rua Porto Velho, s/n (ao lado da Igreja de São João Bosco), no bairro Henrique Jorge

Roda de conversa – João XXIII

Dia: 13 de novembro

Horário: 14h

Local: A Cozinha Instituto Mulheres em Ação

Endereço: Rua Boa Vista, n° 1208, no bairro João XXIII