Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará lança 8ª edição da campanha “Natal Solidário para os Acolhimentos”

Defensoria Pública do Ceará lança 8ª edição da campanha “Natal Solidário para os Acolhimentos”

Publicado em

O mês de novembro já anuncia a chegada do Natal com seu espírito de solidariedade. A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) lança a 8ª edição da campanha “Natal Solidário para os Acolhimentos”, promovida pelo Núcleo de Atendimento da Infância e da Juventude (Nadij) que tem como objetivo de compartilhar com a sociedade os sonhos das crianças e adolescentes que vivem em unidades de acolhimento de Fortaleza.

Ao todo, 20 unidades de acolhimento participam da campanha. As cartinhas, escritas à mão e, muitas vezes, ilustradas com desenhos, contêm os pedidos de presente de Natal e podem ser acessadas e adotadas até o dia 10 de dezembro, no site da campanha “Natal Solidário”. Ao escolher uma, a pessoa se torna madrinha ou padrinho do desejo de uma criança, doando o presente. Quando a carta é adotada, ela é automaticamente sinalizada no site, e o nome do participante fica vinculado ao pedido que deve ser entregue até o dia 12 de dezembro, na sede do NADIJ. A defensora pública Noêmia Landim, supervisora do NADIJ, destaca que a adoção das cartinhas é um gesto de empatia e compromisso. “A cada ano fortalecemos essa prática de afeto e solidariedade. O Natal representa alegria, celebração e partilha. Poder proporcionar momentos de felicidade para essas crianças, que estão afastadas de suas famílias e enfrentam realidades difíceis, é extremamente gratificante. A campanha cria uma oportunidade de fazer com que elas se sintam vistas, queridas e escolhidas”, ressalta.

A defensora reforça que o gesto de amor deve vir acompanhado de responsabilidade. “Quando uma criança escreve sua cartinha, ela cria uma expectativa real de que alguém vai atender ao seu pedido. Por isso, é fundamental que quem adotar cumpra o compromisso de entregar o presente dentro do prazo. Adotem, compartilhem com amigos e familiares e participem dessa corrente de amor, para que nossas crianças celebrem o Natal sentindo-se acolhidas e amadas”, reforça Noêmia.

Por meio da campanha, a Defensoria Pública reforça seu compromisso não apenas com a promoção de direitos, mas também com a valorização da dignidade humana, demonstrando atenção e respeito aos sonhos e sentimentos de cada acolhido.

Como participar

Participar da campanha é simples e acessível. Basta acessar a página especial do “Natal Solidário”, onde estão disponíveis as cartinhas escritas pelas crianças e adolescentes. Ao clicar em “Quero adotar uma cartinha”, é possível visualizar os pedidos, com informações sobre nome, idade, instituição e sugestões de presentes.

Depois de escolher a cartinha, basta clicar em “Adotar”, realizar um breve cadastro e aguardar a confirmação por e-mail, que garantirá a adoção.

Com a cartinha confirmada, é hora de comprar o presente, embalar com carinho, identificar com o nome da criança e a instituição de acolhimento e, se desejar, incluir uma mensagem de afeto. A entrega deve ser feita na sede do NADIJ, dentro do prazo estabelecido.

A equipe da campanha se encarregará de distribuir todos os presentes, garantindo que cada criança e adolescente acolhido viva um Natal mais feliz, especial e cheio de amor.

Saiba mais:

Quantas cartas posso adotar?

Não tem limites

Até quando posso adotar?

10 de dezembro


Como devo entregar o presente?

Embalado e com identificação constando o nome da criança adotada e a unidade de acolhimento 

Qual a data limite para entrega dos presentes?

Até 12 dezembro

Qual local da entrega de presentes?

R. Júlio Lima, Nº 770 – Cidade dos Funcionários

Ainda tenho dúvidas

Ligue (85) 3194-5093 ou (85) 98895-5716 (WhatsApp)


SERVIÇO

Campanha 8ª edição “Natal Solidário para os Acolhimentos”

Clique: https://www.defensoria.ce.def.br/natal-solidario-2025/