Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Posse solene de Sâmia Farias como defensora geral acontece dia 17 de dezembro em Fortaleza

Posse solene de Sâmia Farias como defensora geral acontece dia 17 de dezembro em Fortaleza

Publicado em

No dia 17 de dezembro, Sâmia Farias será reconduzida ao cargo de defensora pública geral do Ceará em posse solene na sede da instituição, em Fortaleza, às 9 horas. O evento terá a presença do governador do Estado, Elmano de Freitas, e reunirá autoridades e representantes das demais instituições do Sistema de Justiça cearense, além de defensoras e defensores públicos do Estado e membros do Conselho Superior da Defensoria.

A atual defensora geral Sâmia Farias obteve 53% dos votos na eleição da Defensoria Pública do Estado (DPCE). O nome dela foi enviado à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) como indicação do governador do Estado, Elmano de Freitas, para assumir o cargo. A sabatina foi realizada em novembro pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Alece e sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 19 de novembro.

A defensora está na carreira há 17 anos e tem 41 anos. É formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais. Ingressou na classe inicial da carreira da Defensoria Pública em 2008, atuando nas cidades de Trairi, Cascavel, Aquiraz e Fortaleza. É atualmente titular da 8ª Defensoria do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial e Unidade Móvel (Napi) da capital cearense. Na Defensoria Geral, entre os anos de 2016 e 2019, ocupou os cargos de subdefensora geral, secretária-executiva, assessora de desenvolvimento institucional e supervisora do Núcleo de Estágio da Defensoria. Este é o segundo mandato como defensora geral do Ceará.

“Os resultados que apresentamos ao final deste ciclo, com 97% das metas do Plano de Gestão 2023/2025 cumpridas, comprovam que conduzimos uma gestão eficiente, responsável e profundamente comprometida com as pessoas que dependem da Defensoria Pública. Não se trata apenas de números: é a demonstração de que conseguimos transformar metas em ações concretas, capazes de alcançar quem mais precisa. Tudo isso só foi possível porque acreditamos na valorização da carreira e na construção de uma Defensoria cada vez mais moderna. Temos um projeto em curso, sólido e comprometido com a cidadania. Por isso, seguimos trabalhando com responsabilidade, coragem e esperança, porque ainda há muito a ser feito e seguiremos avançando”, destaca Sâmia Farias.

SERVIÇO
POSSE SOLENE
QUANDO: 17 de dezembro, às 9 horas.
ONDE: Auditório da sede da Defensoria Pública – Avenida Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante.