Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará inaugura Centro de Distribuição e moderniza gestão logística

Defensoria Pública do Ceará inaugura Centro de Distribuição e moderniza gestão logística

Publicado em

Texto: Ana Paula Lopes

Fotos: Kamilla Vasconcelos

A Defensoria Pública do Ceará inaugurou, na tarde desta quinta-feira (21), o seu primeiro Centro de Distribuição, dando mais um importante passo no fortalecimento da estrutura administrativa e na modernização institucional. O novo espaço foi planejado para integrar os setores de Patrimônio e Almoxarifado, proporcionando mais eficiência no recebimento, conferência, armazenamento, separação, montagem e distribuição de materiais e mobiliários utilizados pela instituição na capital e interior do estado.

A iniciativa busca aprimorar o controle patrimonial e logístico da Defensoria, evitando desperdícios, reduzindo irregularidades e garantindo maior organização nos fluxos internos. A implantação do Centro de Distribuição também atende às determinações do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), conforme previsto nas normativas de controle interno, reforçando o compromisso da instituição com a transparência, a responsabilidade administrativa e a correta gestão dos recursos públicos.

Com a nova estrutura, bens permanentes e materiais de consumo passam a estar concentrados em um único espaço, permitindo maior integração entre os setores responsáveis e assegurando mais agilidade e eficiência operacional em todas as etapas logísticas.

O espaço conta com uma área total de 1.148 metros quadrados, sendo 770 m² destinados ao armazenamento e 170 m² de área edificada distribuída em dois pavimentos. A estrutura dispõe de dois gabinetes, copa, cinco sanitários, sala de almoxarifado, sala de controle e recebimento, além de sala rack, oferecendo melhores condições de trabalho para as equipes responsáveis pela logística institucional.

Além de proporcionar mais eficiência na gestão de materiais, o Centro de Distribuição facilita o controle de manutenção de equipamentos, evita o acúmulo desnecessário de estoque e possibilita uma gestão mais padronizada e organizada. O novo espaço também favorece a realização periódica de inventários patrimoniais, uma exigência contínua dos órgãos de controle.

Desde 2025, a gestão da Defensoria vinha realizando o planejamento necessário para viabilizar a implantação do novo equipamento. A defensora pública geral, Sâmia Farias, relembrou o momento em que percebeu a necessidade de criação do Centro de Distribuição. “Eu entrava na sede da Defensoria e via os colaboradores montando móveis nos corredores, acompanhando diariamente o recebimento de mercadorias e o crescimento constante das demandas da instituição. Isso despertou em mim a necessidade de ampliarmos nossa estrutura e criarmos um espaço adequado para melhorar a rotina de trabalho, acomodar corretamente os materiais e atender às recomendações do Tribunal de Contas. Seguimos firmes no compromisso de fortalecer a Defensoria tanto internamente quanto no atendimento à população”, destacou.

A gerente de Patrimônio, Danielle Vasconcelos, comemorou a entrega do novo espaço e ressaltou a importância da conquista para os setores envolvidos. “No início, o setor não tinha sequer uma sala própria. Fomos conquistando espaço e estrutura gradualmente, degrau por degrau, até chegarmos a este momento. Esse era um pedido antigo, porque Patrimônio e Almoxarifado são setores fundamentais para o funcionamento da instituição. Hoje, temos um espaço mais adequado para trabalhar, com melhores condições de organização e controle. É uma conquista construída por muitas mãos, e sou muito grata à minha equipe e a todos que contribuíram para que esse projeto se tornasse realidade”, afirmou.

O secretário executivo, Samuel Marques, destacou que o Centro de Distribuição representa um novo momento para a Defensoria Pública. “Essa é uma exigência que estamos cumprindo, mas também uma demonstração do nosso compromisso com a organização e a modernização da instituição. Tanto eu quanto a defensora geral temos a visão de deixar a Defensoria cada vez mais estruturada e alinhada às melhores práticas de gestão pública. Ainda temos muitos projetos pela frente, mas seguimos avançando, organizando e fortalecendo a instituição. Proporcionar melhores condições de trabalho, conforto e qualidade para as equipes também é uma forma de motivar e valorizar quem faz a Defensoria acontecer diariamente”, concluiu.