Defensoria leva atendimento itinerante às pessoas idosas do bairro Benfica
Texto e fotos: Amanda Sobreira
Em mais uma edição do projeto Defensoria em Movimento, a Defensoria Pública do Ceará (DPCE), prestou atendimento jurídico e gratuito para dezenas de pessoas, em uma ação voltada para o público idoso do Bairro Benfica, nesta terça-feira. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e contou ainda com o caminhão do cidadão, da Secretaria da Proteção Social e serviços da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Sindiônibus.
A aposentada Fátima Cordeiro saiu da carreta da Defensoria Pública com um sorriso de quem finalmente conseguiu resolver várias pendências judiciais de uma só vez. A aposentada, moradora do Benfica, está em processo de curatela do filho, Rafael, e aproveitou o atendimento para encaminhar diferentes questões que aguardavam solução.
“Eu estava indo e voltando do fórum e tenho que levar ele porque é muito difícil. Nem acredito que resolvi tudo aqui. Muito bem atendida, graças a Deus”, falou agradecida.

Quem também aproveitou a proximidade de casa, foi o corretor de imóveis Alexandre Magalhães. Depois que soube da ação, em grupo do bairro, ele finalmente conseguiu resolver o erro na data de nascimento da sua carteira de identidade. Os colaboradores fizeram uma força tarefa para entender o problema do assistido, que saiu do projeto, satisfeito. “Olharam meu registro e a certidão de casamento e conseguiram resolver. Aproveitei pra fazer um acompanhamento processual também e me ajudaram bastante”, explicou.
Além da orientação jurídica, a ação também ainda ofereceu serviços como vacinação, aferição da pressão arterial e glicose e credenciamento de vagas para pessoas idosas. A defensora pública e assessora de projetos da DPCE, Anna Kelly Nantua, acompanhou toda a ação. Para ela, a iniciativa também permite identificar demandas que, muitas vezes, acabam adiadas pelas dificuldades de deslocamento ou pela falta de informação sobre os serviços disponíveis. A proposta é garantir que a população idosa tenha condições de buscar orientação e encaminhar suas questões jurídicas com mais facilidade. “Quando a Defensoria chega até essas pessoas, conseguimos entender melhor suas necessidades e facilitar o encaminhamento das demandas. Muitas vezes, uma única ida ao atendimento pode ajudar a resolver questões que estavam pendentes há bastante tempo”, destaca Anna Kelly Nantua.

