Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

32 movimentos sociais integram primeira plenária para construção do plano de atuação da Ouvidoria

32 movimentos sociais integram primeira plenária para construção do plano de atuação da Ouvidoria

Publicado em

Representantes de 32 movimentos sociais participaram nessa quinta-feira (25/1) da plenária para construção do plano de atuação da Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública do Ceará (DPCE). O encontro reuniu presencialmente cerca de 50 pessoas no auditório do Núcleo Descentralizado do João XXIII, em Fortaleza, além de ter sido transmitido para ativistas de direitos humanos em cidades do interior do estado.

O subdefensor geral, Leandro Bessa, acompanhou a atividade. “Não se faz justiça social sem estar conectado com as demandas dos movimentos. É por isso que a Ouvidoria cumpre um papel tão relevante pra Defensoria. Ela lembra a nossa razão de existir e para que estamos aqui como servidores públicos”, disse.

À ouvidora Joyce Ramos, os movimentos reivindicaram, por exemplo, a interiorização do órgão, ações voltadas à população idosa, participação em articulações para ampliação da rede de assistência à mulher vítima de violência, maior proximidade com mães moradoras de periferias, entre outras questões.

“A Ouvidoria da Defensoria Pública tem que ser cada vez mais ocupada por movimentos sociais. E esses movimentos é que têm que dizer que Ouvidoria queremos. Essa é uma iniciativa para fortalecer a Ouvidoria como espaço de controle social e participação popular”, afirmou Joyce, ao anunciar para a próxima segunda-feira (29/1) reunião on-line exclusiva com representantes de entidades da Região do Cariri.

Ao apresentar as principais frentes de atuação da DPCE atualmente, a assessora de relacionamento institucional, defensora Lia Felismino, classificou a plenária da Ouvidoria com os movimentos como “uma oportunidade importante para a construção coletiva de um projeto de Defensoria que alcance cada vez mais gente e garanta cada vez mais direitos.”

Uma das lideranças do movimento Mães do Curió, Edna Carla Souza Cavalcante participou do encontro, afirmou que “a Defensoria nos últimos anos passou a realmente ter a cara do povo; ficou mais acessível” e propôs uma relação ainda mais estreita entre a instituição e o coletivo Mães da Periferia, o qual ela também integra.

Esse foi o primeiro debate da Ouvidoria Geral Externa da DPCE com os movimentos sociais. Segundo Joyce Ramos, outros dois devem acontecer até o fim deste ano, em data, horário e local ainda a serem divulgados.