Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa da programação do II Workshop da Perícia Forense do Estado do Ceará

Defensoria participa da programação do II Workshop da Perícia Forense do Estado do Ceará

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou, na tarde de terça-feira (31), da abertura e da mesa de debates do II Workshop da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), no auditório do centro de convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A capacitação traz como tema central “O Papel dos Bancos Criminais na Promoção da Justiça e da Segurança Pública” e tem o objetivo promover o aperfeiçoamento das práticas e divulgar carta de serviços, estudos de casos e novos fluxos de atuação que acontece por meio de uma parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público, Segurança Pública do Ceará e demais profissionais do Sistema de Justiça. O momento contou ainda com o lançamento do protocolo de atendimento da Pefoce para casos de feminícidio.

A defensora pública e secretária executiva da DPCE, Flávia Maria Andrade, prestigiou a solenidade de abertura e ressaltou a essencialidade do evento para a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais que lidam com a temática. Já a defensora geral Elizabeth Chagas integrou a Mesa Redonda Avanços do Programa Tempo de Justiça, na tarde desta quarta-feira (01 de novembro). “O Workshop traz em sua programação importante  com dados indispensáveis para os desdobramentos de casos, sem contar no protocolo específico para os crimes de feminicídio que possibilitará levantamento desde a fase inicial, bem como todos os encaminhamentos no decorrer da investigação. É um grande ganho para fortalecer a resolução e justiça”, frisou a defensora.

Para o secretário da SSPDS, Samuel Elanio, o encontro possibilita a discussão de ideias tendo como foco servir com mais técnica e legalidade no atendimento ao povo cearense. “Buscamos aqui, a excelência no atendimento à população cearense. Momentos como esse são primordiais para a construção de novos conhecimentos e práticas dentro das expertises de cada um. Entendo, portanto, que os debates e discussões que acontecerão aqui serão uma fonte de conhecimento e crescimento, sobretudo para a nossa Pefoce, mas também para a Segurança Pública do Ceará”, pontuou.

O perito geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a inovação do protocolo. “É algo inovador e somos um dos primeiros estados a adotar esse protocolo, que nada mais é que um olhar diferenciado para o local de crime de feminícidio, onde o perito vai ter uma visão humanizada no momento em que precisa colher elementos probatórios importantes para que eles se transformem em prova técnica e subsidiem as investigações. A Pefoce sabe a importância da discussão e enfrentamento ao tema”, finaliza.

Após o lançamento, uma mesa redonda debateu acerca da relevância de provas técnicas para as investigações. A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, estará presente no encerramento da programação, que acontece nesta quarta-feira (1/11), participando de uma mesa redonda para discutir os avanços do programa Tempo de Justiça, juntamente com a vice-governadora do Ceará e secretaria das Mulheres, Jade Romero, o secretário da SSPDS, Samuel Elânio; o perito geral da Pefoce, Júlio Torres; a delegada-geral adjunta da PC-CE, Teresa Cruz; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, Ângela Gondim e da promotora de Justiça, Márcia Lopes Pereira.