Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Ação da Defensoria leva crianças e adolescentes de abrigos para mostra no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza

Ação da Defensoria leva crianças e adolescentes de abrigos para mostra no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza

Publicado em

“Nossa, esse lugar é lindo demais, nunca vi algo tão grande. Deve ser muito legal ter uma televisão grandona assim em casa. Hoje o dia está sendo muito divertido”. A fala da pequena Lara*, de 5 anos, retrata o sentimento de mais de 120 crianças e adolescentes que estiveram presentes na Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (Miau), no Cineteatro São Luiz, nos dias 13 e 14, em Fortaleza. A ação faz parte do projeto Defensoria Amigo dos Abrigos, organizado pelo Núcleo da Infância e da Juventude (Nadij), para crianças e adolescentes que se encontram em unidades de acolhimento, na Capital. 

O propósito de ações como esta é promover um dia diferente, sair da rotina dos abrigos, ir ao cinema, brincar, conhecer novas pessoas e socializar.  Para a defensora pública Ana Thallita de Siqueira Nóbrega, esse momento é muito importante para essas crianças, já que para a grande maioria é a primeira vez que entram em uma sala de cinema. 

“O isolamento social em decorrência da pandemia prejudicou de modo significativo a vida dessas crianças já que, além de se encontrarem em situação de abrigamento e sem retaguarda familiar, não puderam participar das atividades voltadas para seu desenvolvimento. Diante desse contexto, proporcionar a essas crianças esses momentos de lazer e diversão mostra-se como algo fundamental, amenizando assim todo o histórico de violação de direitos e isolamento e contribuindo para integrá-las a uma rotina saudável e feliz”, destaca a defensora.

Com esse objetivo, as defensoras, coordenadores de abrigos, educadores e voluntários se uniram para proporcionar uma tarde de filmes para a criançada. A programação contou com a apresentação de diversos curtas. Após a sessão, foi distribuído um lanche para todos. 

Devido a um problema no transporte, os acolhidos da unidade São Miguel Arcanjo quase não iriam conseguir comparecer na sessão, mas a Defensoria cedeu uma van para buscá-los. Luana Marcelino, coordenadora do abrigo, descreve o imprevisto:

“Passeio com a Defensoria marcado, tudo nos conformes para ir ao cinema! No dia do passeio eles se aproximam: 

– Tia é hoje?!  

Pelo menos três perguntas dessas a assistente social recebeu só na primeira hora do dia de expediente! 

– Sim, cinema confirmado – respondo! Porém, como tudo na vida dos nossos meninos tem que ter uma pitada de aventura, a van do acolhimento quebra! E agora? Comunicar a Defensoria e encarar as ferinhas pra dar a notícia ruim de que não vai ter passeio! Notícia dada… Tristeza domina.

Mas eis que a mágica acontece, aliás… Eis que o nosso Nadij faz a mágica acontecer! A assistente social da Defensoria me avisa que vai ter van disponível do Nadij sim, pra levar nossos “bruguelos” pro cinema! A notícia se espalha pelo acolhimento… Chega o primeiro menino, pingando perfume de tão cheiroso: 

– Tia, quiseram me deixar triste, mas a senhora me deixou feliz de novo (fui eu que dei a notícia boa, claro!). 

A van da Defensoria chega causando grande comoção entre as crianças. Um dos meninos levanta e tenta abrir o vidro da van, a “tia” aqui logo avisa: 

– Hoje é de primeira classe pessoal, a van tem ar-condicionado!! (a van do acolhimento não tem) 

E lá de trás alguém grita: 

– Apertem os cintos e vamos decolar! Chegando ao cinema… olhinhos arregalados de emoção e mais alegria! 

É gente, tem trabalho que nem parece trabalho e tem Nadij que parece até anjo… Obrigada a todos os envolvidos, vocês são uma equipe sensacional para todas as nossas crianças! Não tenho palavras para definir a dedicação de cada um de vocês que compõem essa equipe!”

“Vê-las sorrindo e se divertindo nesses eventos é um sentimento único”, diz Sheila Fernandes, produtora cultural do Projeto Miau. “Através da Mostra de Cinema Audiovisual, as crianças mesmo nesse momento de pandemia, têm a oportunidade de um momento de entretenimento seguro. Já estamos na nossa terceira edição e buscamos através da curadoria, fazer uma seleção de filmes, voltado para a faixa etária de 6 a 12 anos”, acrescenta a produtora.

Marcela Fontenelle, educadora do acolhimento institucional V, conta que o mês das crianças é a época em que as crianças estão mais ansiosas para as programações. Porém, com a pandemia, elas ficaram naturalmente, como nós adultos, bem estressadas. “Elas amaram o passeio. Essa é uma grande oportunidade para que elas possam tanto sair, como também para que vejam isso como uma forma de cultura. Pois esses desenhos trazem uma mensagem legal pras crianças, uma mensagem positiva. E aí, eles gostam muito de cinema e a gente incentiva muito isso, para justamente enriquecer a cultura delas”.

Para Amélia*, de 11 anos, o curta que mais lhe chamou atenção foi “aquele da aldeia, em que a mulher não tinha medo e queria fazer as mesmas coisas que os homens”. “É muito importante participar disso, porque com essas histórias, de coisas que a gente não sabe, a gente pode aprender mais. Eu gostei de vir pra cá logo no dia das crianças, vir assistir esse tipo de filme, eu fiquei alegre já”, compartilha com entusiasmo a menina.

O projeto ‘Defensoria Amiga dos Abrigos’ tem como objetivo promover a troca de experiências, de convivência, a assistência jurídica das crianças e adolescentes, bem como a busca pela solução de problemas comuns das instituições. “Temos muitas parcerias, graças a esse projeto, tanto relacionado ao mundo do trabalho, estágios, cursos, encaminhamentos para empregos na área da saúde. Proporcionar mais essa ação, relacionada a cultura, aqui no Cine São Luiz, um patrimônio histórico da nossa cidade, está sendo muito legal, é oportunizar esse momento mágico pros nossos meninos e meninas”, finaliza a assistente social, Roberta Costa.

*Os nomes e rostos das crianças são preservados em respeito ao ECA.

SERVIÇO

NÚCLEO DE ATENDIMENTO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE – NADIJ

E-mail: nadij@defensoria.ce.def.br

Celular: (85) 98895-5716 – (WhatsApp)

Telefone: (85) 3275-7662 – 8h às 17h