Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Assembleia aprova regime de urgência da PEC em favor da Defensoria

Assembleia aprova regime de urgência da PEC em favor da Defensoria

Publicado em

Na manhã desta quinta-feira (19) a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas e a secretaria executiva da instituição, Flávia Maria Andrade, estiveram na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para acompanhar a tramitação de matérias de interesse da instituição.

Na Ordem do Dia, o deputado Júlio César Filho, líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará, fez a defesa da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) em favor da Defensoria. A PEC 06/20, enviada pelo Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, visa alterar a base do teto de gastos, instituída em 2016 pela Emenda Constitucional n.88 que impôs o novo Regime Fiscal no âmbito do orçamento fiscal do Estado. A tramitação em regime de urgência da PEC foi aprovada ainda nas sessões extraordinárias das comissões conjuntas, realizadas ainda no Plenário 13 de Maio.

O deputado apresentou os números de atendimento da Defensoria, durante a pandemia, e destacou a importância da aprovação do pleito em regime de urgência para dar continuidade dos serviços de acesso à Justiça. A tramitação em regime de urgência foi aprovada por unanimidade pelo quórum presente. O debate entre parlamentares contou com defesa da instituição feita pelos deputados Elmano, Renato Roseno, Soldado Noélio, Augusta Brito e Delegado Cavalcante. A sessão ordinária foi presidida pelo deputado Evandro Leitão, secretariado pelos deputados Romeu Aldigueri e Marcos Sobreira.

“Nada na Defensoria foi conquistado sem a união de três fatores importantes que se complementam: diálogo, luta e responsabilidade. Nossa gestão, ao lado da presidência da Associação das Defensoras e dos Defensores do Ceará, vinha dialogando estrategicamente para sanar esta importante questão estrutural, viabilizando uma nova base do teto de gastos para a instituição. Nosso orçamento não reflete adequadamente as necessidades mínimas para o funcionamento da Defensoria Pública do Estado do Ceará e isso ficou ainda mais evidenciado durante a pandemia, mesmo com todos os esforços e melhorias na arrecadação do Faadep”, explica a defensora geral.

“Agimos com estratégia e diálogo, o que resultou neste passo fundamental para a Defensoria que, mais uma vez, conta com a compreensão técnica e política de todos os poderes sobre a singular situação vivenciada pela instituição e a fundamentalidade da nossa missão para a sociedade”, complementou.

A PEC da Defensoria foi pauta aprovada na reunião extraordinária do Conselho de Governança Fiscal do Estado, presidida pelo governador Camilo Santana. Uma articulação da Defensoria Geral que teve o objetivo de promover um olhar diferenciado à realidade vivenciada pela Defensoria Pública e muda a base de cálculo do teto da Defensoria, imposto pela Emenda Constitucional 88/2016.

O Conselho de Governança Fiscal, criado em 2018, tem o objetivo de zelar pelo equilíbrio fiscal do Estado, sendo formado pelo Governador, Presidente da Assembleia Legislativa, Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Defensora Pública Geral, Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado.