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Atuação da Defensoria amplia pontos para pagamento da conta de água e esgoto em Quixeramobim

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Uma recomendação expedida pela Defensoria Pública do Estado (DPCE) tem garantido melhorias para os moradores de Quixeramobim, município do Sertão Central cearense, no tocante ao serviço de água e esgoto. A população tem agora mais pontos para pagamento da conta, mais datas para quitação da fatura e, em breve, poderá pagar o boleto por aplicativo de celular e em bancos conveniados.

As três medidas foram reivindicadas e propostas formalmente pela DPCE ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para evitar aglomerações na cidade, já que Quixeramobim tem casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) e o Ceará atravessa um decreto de situação de calamidade pública em decorrência da pandemia da doença.

Duas das três recomendações já estão sendo implementadas, com o Saae duplicando a quantidade de pontos de pagamento (de quatro para oito) e disponibilizando 14 novas datas de vencimento para as contas. Apenas a viabilização da quitação por meio eletrônico, portanto, segue pendente.

“Um novo ofício já foi expedido requerendo urgência nessa disponibilização. Nunca foi possível à população pagar a conta em bancos físicos ou por aplicativos, porque o Saae não tem convênio com os bancos. A população é obrigada a sair de casa para pagar a conta em mercadinhos, lojas…”, sintetiza o defensor público Jefferson Leite Dias.

Caso o pagamento por meio eletrônico não seja viabilizado até o fim deste mês, a Defensoria deve ajuizar Ação Civil Pública para que isso aconteça no menor tempo possível. “Além de ser inaceitável nos dias de hoje do ponto de vista da tecnologia, as pessoas terem que sair de casa para pagamento de uma conta faz com que elas gastem com transporte, percam mais tempo e dinheiro em algo que pode ser facilmente solucionado”, acrescenta o defensor.

SERVIÇO
DEFENSORIA EM QUIXERAMOBIM
Telefone: (88) 99462.0942
E-mail: dpgeqxb@gmail.com