Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Condege recebe presidente do Consórcio de Governadores do Nordeste

Condege recebe presidente do Consórcio de Governadores do Nordeste

Publicado em

Na última sexta-feira (12), o Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) realizou sua 48ª Sessão Ordinária, com a participação de defensores públicos-gerais de todo o país. A defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas, esteve presente na reunião virtual, presidida pela presidente do Colegiado, Maria de Nápolis com mais 14 defensores gerais dos estados, o defensor geral da União, Daniel de Macêdo, além da presidente da Anadep, Rivana Ricarte.

Na ocasião, o governador do Piauí, Wellington Dias, representando o Fórum de Governadores e presidente do Consórcio Nordeste, solicitou auxílio dos defensores gerais para o enfrentamento do novo coronavírus.  Wellington Dias debateu sobre a importância do apoio e engajamento da Defensoria do país em relação a aquisição de vacinas e em medidas para efetivar no País um pacto pela vida. “A Defensoria é uma importante parceira em todas as causas e todas as áreas sociais e nesse caso, desde março do ano passado, tem participado ativamente no Brasil inteiro, na linha da defesa da ciência e proteção dos que mais precisam. Hoje tivemos a condição de trabalhar pela integração nessa linha do pacto pela vida. Qual o objetivo? Que possamos agir na perspectiva de garantir aquilo que é essencial. É essencial trabalhar as medidas preventivas, seguir os protocolos, garantir as condições de atendimento com o financiamento das redes de saúde, a garantia de vacinas, variadas vacinas, para que a gente atinja o cumprimento do Plano Estratégico Nacional de Imunização. Os defensores reunidos irão definir a apresentação de uma organização para trabalhar mais efetivamente o pacto pela vida. Isso é fundamental pela importância que tem a Defensoria Brasileira”, disse. Atendendo ao pedido do Fórum de Governadores, os defensores gerais criaram uma comissão para trabalhar o enfrentamento da Covid-19; Ceará integra essa comissão.

Ainda na reunião foram debatidas temáticas de interesse das Defensorias Públicas. Entre os assuntos abordados, estiveram:

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019 — PEC Emergencial — que tem por objetivo conter o crescimento das despesas obrigatórias em todos os níveis de governo; e a PEC 32/2020 — PEC da Nova Administração Pública — que altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa.

Sobre a PEC 186, foram relatadas as estratégias de enfrentamento, bem como o trabalho de coleta de assinaturas das emendas ao texto da PEC Emergencial e das reuniões realizadas com os parlamentares. Sobre a PEC 32, o Colegiado juntamente com a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) estudam estratégias de atuação.

O Colegiado também discutiu: audiências de custódias presenciais; a parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) para implementação do programa Moradia Primeiro, com exposição da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos; e reuniões das ouvidorias.

Na ocasião, também foi aprovada a ata da 47ª reunião, que ocorreu no último dia 1° de fevereiro, além da apresentação das atividades ocorridas no período.

Estiveram presentes na reunião: o defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Domilson Rabelo; o defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE-PE), José Fabrício de Lima; o defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), Erisvaldo Marques; o defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ), Rodrigo Pacheco; o defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), Hans Lucas; o defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP), Florisvaldo Antônio; a defensora pública-geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Elizabeth das Chagas Sousa, o defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN), Marcus Alves; o defensor e o subdefensor público-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), Rafson Ximenes e Pedro Casali; o defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE-SC), Renan Soares; a presidente e a vice-presidente da (Anadep), Rivana Ricarte e Rita Lima; e o governador do Piauí, Wellington Dias.

Com informações Ascom/Condege