Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora geral Elizabeth Chagas inicia novo mandato e apresenta equipe do biênio 2022/2023

Defensora geral Elizabeth Chagas inicia novo mandato e apresenta equipe do biênio 2022/2023

Publicado em

Ser uma instituição capaz de preservar, analisar e aprender com sua própria trajetória. Ser uma instituição que respeita sua memória e valoriza seus membros. Ser uma instituição forte e alinhada com os propósitos de servir ao povo, aguerrida e forte. É assim que a chegada dos 25 anos da Defensoria Pública do Ceará se alinha com os objetivos do biênio 2022/2023, onde a Defensoria Geral será reconduzida pela defensora pública Elizabeth Chagas, em segundo mandato.

Para a nova etapa, ela propõe soluções inovadoras aos problemas cotidianos e olhar para o futuro, valorizando seus membros, colaboradores, assistidos. “Após este período pandêmico tão difícil, voltamos nossos olhos para o futuro, buscando assegurar conquistas, traçar novas parcerias institucionais, investir em inovação tecnológica e na implementação de políticas que fortaleçam a garantia de direitos, o acesso à justiça e a Defensoria”, assegura a defensora geral, que terá sua posse solene será no dia 14 de dezembro, às 9 horas, no auditório da Defensoria Pública.

Elizabeth agradeceu aos colegas que compuseram a gestão e despediram-se de suas funções e apresentou sua nova equipe de trabalho. O gabinete da instituição será novamente comandado por um trio de mulheres. A Subdefensoria Geral segue ocupada pela defensora pública Sâmia Costa Farias Maia, acompanhada da secretária-executiva, Flávia Maria de Andrade Lima.

As Coordenadorias das Defensorias da Capital (CDC) e do Interior (CDI) comandam a atividade-fim de defensores e defensoras do Ceará. No CDC, sai a defensora Sulamita Alves Teixeira e ocupa o cargo o defensor Manfred Rommel Cândido Maciel e as defensoras Sheila Florêncio Falconeri e Renata Peixoto do Amaral Botelho Silva seguem dividindo a batuta do CDI.

Na Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Arins) sai a defensora Michele Cândido Camelo e entra a defensora Lia Cordeiro Felismino. Já na Assessoria de Planejamento e Controle sai a defensora Denise Sousa Castelo e entra o defensor Leandro Sousa Bessa.

Os cargos de assessor jurídico seguem com o defensor Petrus Henrique Freire e a assessoria de desenvolvimento institucional com o defensor Victor Matos Montenegro.

A defensora pública Ana Mônica Ancelmo Amorim é a nova diretora da Escola Superior da Defensoria, no lugar da defensora pública Patrícia de Sá Leitão. Já na coordenadoria de Tecnologia da Informação, assume o defensor Bruno Fiori Palhano Melo e a defensora Camila Vieira Nunes Moura será a nova supervisora do Núcleo de Estágio de Graduação e Pós-Graduação.

Para a defensora geral, a nova equipe chega com disposição de transformar e irradiando o espírito sangue verde. “Estar na gestão é uma missão de amor, primordialmente. Acredito que todos aqui têm o sangue verde ofuscante, que mantem de pé a chama da esperança por novos tempos com energia e disposição”, destacou. Ela pondera os desafios pela frente. “Gosto muito da tríade destas três palavras: diálogo, construção e luta. São elas que consolidam uma gestão propositiva, de crescimento contínuo e com base nos pilares de transparência, trabalho e compromisso com as pessoas que formam a instituição e com a sociedade”.

Na Sessão Solene do Egrégio Conselho Superior da Defensoria, que aconteceu nesta sexta-feira (03), Elizabeth assinou ato de posse diante do Conselho Superior. Estiveram presentes os membros do colegiado: os conselheiros natos Sâmia Costa Farias Maia e Carlos Alberto Mendonça Oliveira, e os conselheiros eleitos Kelviane de Assunção Ferreira Barros, Luís Fernando de Castro da Paz, Jorge Bheron Rocha e Francisco Rubens de Lima Júnior, o diretor de comunicação da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Alfredo Homcy, e do ouvidor da Defensoria, Alysson Frota. Todos os membros saudaram o novo mandato e a equipe à frente da DPG.