Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora geral participa de reunião conjunta e debate expansão de programa para redução da violência no Ceará

Defensora geral participa de reunião conjunta e debate expansão de programa para redução da violência no Ceará

Publicado em

A defensora geral Elizabeth Chagas participou nesta quarta-feira (3/8) de reunião conjunta com a governadora Izolda Cela, representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ministério Público do Estado (MPCE) e secretarias de Estado para alinhamento das ações do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio).

Na ocasião, foi apresentada a nova fase do programa, que chega agora aos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Iguatu, Itapipoca, Maranguape, Quixadá e Crato. O PreVio já funciona em Juazeiro do Norte e Sobral.

“É uma honra fazer parte dessa gestão compartilhada, com excelentes ideias e projetos. A Defensoria está à disposição para somar forças e contribuir para um Ceará ainda mais pacífico, servindo sempre de exemplo para o restante do país”, reforça Elizabeth Chagas.

Para operacionalização do PreVio, haverá em cada município a criação de um Comitê Deliberativo com o objetivo de promover ações coordenadas entre Defensoria, Assessoria da Governadoria do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária do estado do Ceará (SAP), Prefeitura, TJCE, Procuradoria Geral de Justiça do Ceará (PGE), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Perícia Forense do estado do Ceará (Pefoce), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Corpo de Bombeiros do Ceará.

PreVio
O PreVio é uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico e tem a finalidade de pensar ações de segurança social na perspectiva de criação de políticas sociais, com o objetivo de reduzir vulnerabilidades e prevenir situações de violência contra como mulheres, população LGBTQIA+, crianças, adolescentes, jovens e gestantes, além de egressos do sistema socioeducativos e outros grupos minorizados.