Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoras fazem atividades de educação sobre os direitos da mulher em Fortaleza

Defensoras fazem atividades de educação sobre os direitos da mulher em Fortaleza

Publicado em

O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) fechou o mês da mulher com mais participações na rotina das comunidades. Os encontros desta semana ocorreram quarta-feira (30/03), onde mulheres da comunidade do Conjunto Ceará receberam as defensoras do Nudem Anna Kelly Nantua, Jeritza Lopes e a assistente social Rozilene Frota, para um momento de conversa que tem como principal objetivo promover os direitos de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Essa foi a última roda de conversa do ciclo, que foi realizada em parceria com a Assessoria de Relacionamento Institucional (Arins) da DPCE. Os temas abordados durante os encontros foram relacionados à violência de gênero,violência doméstica e como as mulheres podem fazer para procurar por ajuda em caso de algum tipo de violência.

A defensora titular do Nudem, Jeritza Lopes, fez um balanço positivo dos encontros realizados durante o mês e ressalta que o momento foi muito importante. ‘’Sabemos que a realidade das mulheres muitas vezes é difícil quando o assunto é a relação de convivência familiar com seus companheiros. Promover momentos como esses, com uma abordagem educativa sobre o assunto da violência contra a mulher e principalmente,escutá-las é fundamental. Nas oportunidades, respondemos várias dúvidas sobre os funcionamentos das medidas protetivas. A educação em direito é fundamental para que possamos quebrar o ciclo da violência’’, comentou a supervisora.

O outro momento que contou com a participação da DPCE ocorreu nesta quinta-feira (31/03) a convite do Centro Educacional Dom Bosco. Foi uma roda de conversa especial para as mães dos adolescentes internos em alusão ao mês da mulher. O momento foi conduzido pela defensora do Nudem Anna Kelly Nantua e pela psicóloga Úrsula Goes.

“Tivemos dois momentos importantes no evento, o primeiro deles conversamos somente com as mães, ontem tivemos a oportunidade de apresentar o trabalho da Defensoria junto ao Nudem em prol do combate à violência doméstica e de gênero. No segundo momento, tivemos a oportunidade de conversar com os adolescentes e com os profissionais do Centro, onde eles tiveram a oportunidade de ouvir e entender o que significa a violência doméstica. Procuramos falar de uma forma bem objetiva e que certa forma trouxesse esse tema e o conhecimento para perto deles, principalmente porque a maioria deles está ali por já ter cometido algum tipo de violência. Foi um momento de muita troca’’, comentou a defensora Anna Kelly Nantua. O encontro ainda contou com apresentação de capoeira dos alunos e ao final as mães ali presentes receberam orientações individualizadas do Nudem.