Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoras Populares terão primeira aula presencial do curso de formação em 22/6 com Sheila de Carvalho, secretária nacional de acesso à Justiça

Defensoras Populares terão primeira aula presencial do curso de formação em 22/6 com Sheila de Carvalho, secretária nacional de acesso à Justiça

Publicado em
Texto: Ana Paula Gomes e Bruno de Castro
Ilustração: Diogo Braga

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) promove no próximo sábado (22/6), em Fortaleza, a primeira aula presencial do curso de Defensoras Populares, iniciativa que vai capacitar 100 mulheres durante um ano para, em seguida, elas atuarem nas comunidades nas quais moram disseminando conteúdos, elucidando dúvidas da população e implementando projetos.

A iniciativa é fruto de parceria da Escola Superior da DPCE com a Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça, via Pronasci. As participantes foram selecionadas em edital cujo resultado foi divulgado em 24 de maio.

As 100 mulheres já tiveram no último dia 8/6, de forma on-line, um momento para elucidação de dúvidas e serem formalmente apresentadas à coordenação do curso, à equipe pedagógica e às bolsistas-monitoras. Também conheceram detalhes da capacitação, a metodologia e o cronograma de atividades, além de terem recebido orientações sobre os encaminhamentos administrativos necessários relacionados à bolsa-auxílio. Cada participante receberá R$ 700 por mês enquanto durante o ano da formação.

No dia 22 de junho, a aula presencial iniciará às 9 horas, na sede da Defensoria Pública, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, e contará com palestra da secretária nacional de acesso à justiça, Sheila de Carvalho. Contudo, as alunas de Sobral e do Cariri poderão participar remotamente.

O projeto Defensoras Populares atende a 12 localidades: Fortaleza, Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Redenção, Acarape, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Macrorregião de Sobral.

Em caso de dúvidas, as participantes podem entrar em contato pelo e-mail: selecaodefensoraspopulares2024@defensoria.ce.def.br