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Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

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Defensores fazem mais de 34mil atuações em um mês de teletrabalho

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#ADefensoriaNãoPára. Durante a pandemia do coronavírus, o trabalho da Defensoria Pública se torna cada vez mais essencial. Para manter seus serviços funcionando, a instituição também alterou sua rotina, implementando o regime de trabalho remoto, disponibilizando meios telefônicos e eletrônicos para cada órgão de atuação, com intuito de levar acesso à justiça para cidadãos durante a pandemia.

Foram 34.402 atividades, apuradas do período do dia 23 de março a 23 de abril de 2020, um mês de teletrabalho. Foram 10.885 peças processuais como recursos, petições, habeas corpus, defesas e memoriais, elaborados pelos 336 defensores em atividade no Estado em regime de teletrabalho. Além disso foram registrando 4.813 atendimentos remotos aos usuários da Defensoria e a participação de 125 audiências por videoconferências.

A Defensoria tem realizado um esforço enorme para alcançar o assistido que está nas periferias e comunidades, colocando diversas formas de comunicação à disposição desta população, seja para saber sobre sua ação, sobre remarcação de audiências ou para assegurar um direito. Além disso, pontuamos diversas ações estratégicas, por direitos coletivos e individuais, que estão sendo imprimidas para reguardar à população É um período difícil para todas e todos, mas com responsabilidade e criatividade imprimimos novas formas de atuação para não deixar as pessoas isoladas ou desamparadas. A Defensoria está vigilante e atuando na defesa dos mais vulneráveis”, afirma a defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas.

Ela explica que, em meio as medidas do Governo do Estado para contenção da Covid-19, a Defensoria Pública tem agido de forma diligente promovendo ações civis públicas, dialogando com os poderes, entes privados e sociedade civil, redigindo recomendações sobre serviços essenciais; distribuição dos itens da merenda escolar nas comarcas; expediu medidas de proteção à população em situação de rua e acompanhado a situação da população prisional, entre outras ações.

Destaca ainda que o Núcleo da Saúde (Nudesa) ganhou reforço de defensores na capital para atender as demandas individuais, como pedidos de medicamento, tratamentos e internação, e os Núcleos que trabalham na mediação e conciliação também reinventaram uma nova rotina, promovendo encontros entre as partes de um conflito pelos meios digitais.

Outra área que está em teletrabalho é o setor de psicossocial, que atendeu 846 demandas durante a pandeia, por telefone e whatsapp. psicólogas e assistentes sociais da Defensoria atenderão os problemas da população por telefone. Trata-se de uma forma de Defensoria colaborar com a não aglomeração de pessoas sem deixar de acolher os assistidos. Estamos fazendo isso porque entendemos que a situação de confinamento pode agravar ainda mais questões psicossociais. Todos fomos pegos de surpresa com essa pandemia, mas estamos nos adaptando e vamos garantir que as pessoas possam acessar o serviço mesmo de forma remota. Esses canais são para que a gente não os deixe sem escuta”, explica a coordenadora das equipes psicossociais da Defensoria, psicóloga Andreya Arruda.

Além disso, a Escola Superior da Defensoria criou no dia 02 de abril o projeto chamado #NaPausa, incluindo debates online com renomados convidados como José Eduardo Cardozo, Nestor Távora, Cristiano Chaves, entre outros, reunindo 3.420 expectadores e pessoas que interagiram sobre as mais diversas áreas de conhecimento, tanto no instagram da Associação das Defensoras e Defensores Públicos (@adpec) como na página da Defensoria (@defensoriaceara). A Assessoria de Comunicação registrou incremento nas redes sociais da Defensoria de 15% durante a pandemia, tanto em fluxo de curtidas como de visualizações. Além disso, o site da instituição registrou 75.353 visualizações de página, com mais de 14mil novos usuários buscando informações e serviços.

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#ADefensoriaNãoPára

34.402 atividades

10.885 peças processuais

4.813 atendimentos remotos

846 atendimentos psicossociais remotos

125 audiências por videoconferências

3.420 expectadores nas Lives pelo Instagram

15% de crescimento nas redes sociais

75 mil visualizações de página no site

*Período de 23/03 e 23/04