Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores públicos que atuam na área criminal participam de encontro para discutir atuação estratégica

Defensores públicos que atuam na área criminal participam de encontro para discutir atuação estratégica

Publicado em

Na manhã desta sexta-feira (27.01), a Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará (ESDP) promoveu o “Encontro de Defensores(as) Criminais do 1° grau, 2° graus e Tribunais Superiores – Construindo atuações estratégicas recursais”. O momento teve como objetivo traçar estratégias que possam garantir uma atuação defensorial satisfatória e recebeu defensoras e defensores públicos que atuam na área criminal, no 1º Grau, no 2º Grau e nos Tribunais Superiores.

A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, foi responsável por abrir o encontro, destacando a importância da integração entre todas as instâncias da Defensoria. “Essa troca é fundamental para que possamos aprimorar fluxos, compartilhar ideias e tornar a nossa Instituição cada vez mais forte”, reforça.

O defensor público Leonardo Moura também foi facilitador do encontro. Ele é titular da Defensoria do 2° grau e endossou o discurso da defensora geral, afirmando que oportunidades como esta são fundamentais para melhoria do trabalho prestado pela instituição. “Possibilitou um momento de integração e troca de experiência, que são de fundamental importância para melhoria dos nossos recursos e, em consequência, a melhoria dos trabalhos da Defensoria Pública”, completa.

A defensora pública Patrícia Sá Leitão, que possui atuação nas cortes em Brasília, também foi facilitadora do encontro. “O êxito da atuação nos Tribunais Superiores inicia com a atuação da base, onde as teses precisam ser suscitadas e, passando pela atuação dos defensores no Tribunal de Justiça, para só então chegarem nas altas esferas da justiça. Sendo assim, o encontro visa proporcionar essa interação e construção conjunta, fortalecendo o trabalho da Defensoria e contribuindo para um melhor desempenho do trabalho dos defensores, ponto alto desse rico momento”, destaca.

Na avaliação da Diretora da Escola Superior, a defensora pública Ana Mônica Amorim, o encontro foi exitoso. “É preciso que a Defensoria tenha essa atuação estratégica, que ela seja coesa: primeiro grau, segundo grau e Tribunais Superiores. Esse é o primeiro de outros encontros para o futuro permitindo”.