Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores públicos são homenageados por colaboração no “Projeto das Marias” em Juazeiro do Norte

Defensores públicos são homenageados por colaboração no “Projeto das Marias” em Juazeiro do Norte

Publicado em

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte prestou uma homenagem pela atuação dos defensores públicos Rafael Vilar, titular do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Cariri (Nudem Cariri), e Emanuel Leal de Santanna, do Juizado de Enfrentamento a Violência contra Mulher, no “Projeto das Marias: Pela Paz, Pela Vida”, em evento realizado nesta terça-feira (06/12). A celebração foi realizada para comemorar o aniversário de 3 anos do projeto, além de fazer uma alusão a campanha Laço Branco, que tem como intuito convidar os homens para participarem da luta pelo fim da violência contra a mulher. 

O “Projeto das Marias: Pela Paz, Pela Vida”, do Centro de Referência da Mulher de Juazeiro do Norte, busca realizar a prevenção à reincidência de casos de violência contra mulheres. Por meio de sessões em grupos reflexivos com homens autores de violência doméstica, são trabalhadas questões como os direitos das mulheres, as formas de violência, além de debates sobre masculinidade, sobre a lei Maria da Penha, entre outros. 

Nesse processo, os defensores públicos prestam auxílio para facilitar as rodas de conversas dentro dos grupos reflexivos. Esses homens têm muitas dúvidas sobre o funcionamento da Lei Maria da Penha e também sobre como se portar diante das medidas protetivas, então os defensores buscar sanar essas dúvidas de cunho jurídico. 

A assistente social e coordenadora do Projeto das Marias, Emmanuelle Vasconcelos reforça a importância da cooperação da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE). “Eles auxiliam trazendo a justiça mais para perto do povo, de quem a justiça atende. É dar esse olhar mais humanizado para a justiça. É claro que a violência doméstica acomete todas as classes sociais, mas os homens, principalmente de classes sociais menos favorecidas, têm uma noção da justiça muito distanciada deles. Então esse é o momento em que a justiça sai do equipamento judiciário e vai até o povo. Isso é muito importante”. 

Para Rafael Vilar, titular do Nudem, o papel desempenhado pela Defensoria é de extrema importância. “Lidamos com a temática da violência contra mulher nessas reuniões. Muitas vezes usamos técnicas de justiça restaurativa, fazemos círculos de diálogos oportunizando que eles também falem, que eles conversem sobre as situações e tratamos de temas sobre o machismo e várias outras situações”, explica. 

Participaram do evento o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêidson Bezerra; autoridades locais, representantes da Polícia Militar e da Patrulha Maria da Penha. No encontro, além das homenagens prestadas a colaboradores e parceiros, como os próprios defensores públicos, foram entregues certificações para os que integram voluntariamente o grupo de homens pelo fim da violência contra a mulher, através da campanha do Laço Branco.

“Essa homenagem significou muito porque é o fruto de um trabalho sendo reconhecido e mostra que o homem também tem um papel importante no enfrentamento à violência contra mulher”, finaliza o defensor Rafael Vilar.