Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores visitam nova sede da DPCE no bairro João XXIII, em Fortaleza; prédio deve ser inaugurado ainda em maio

Defensores visitam nova sede da DPCE no bairro João XXIII, em Fortaleza; prédio deve ser inaugurado ainda em maio

Publicado em

Os defensores que atuarão na nova sede da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) no bairro João XXIII, em Fortaleza, visitaram na tarde desta quinta-feira (11/5) as instalações do prédio. Diego Vinhas, Manoella de Queiroz e Régis Girão inspecionaram as instalações acompanhados do supervisor das defensorias da Capital, Manfredo Rommel, do assessor de Planejamento e Controle da instituição, Leandro Bessa, e do coordenador de Tecnologia da Informação da DPCE, Bruno Fiori.

A expectativa é de que a inauguração aconteça em maio, mês do defensor e da defensora, trazendo, assim, de volta para o bairro e entorno o atendimento das demandas do território, até então acolhidas em mutirões, como os dois realizados este ano no Henrique Jorge e Jóquei Clube, ou mesmo na sede principal da DPCE, no bairro Luciano Cavalcante.

Antes da reforma do prédio, a média diária de atendimentos era de 80 pessoas, além das buscas por informações e das sessões de mediação de conflitos. “A procura desta região é muito grande e os primeiros dias nesse novo prédio vão ser importantes pra gente já sentir como e se essas demandas ficaram represadas no período das obras”, pontua a supervisora do núcleo, Manoella de Queiroz.

Com 772 metros quadrados de área construída, a sede, financiada pelo BNDES, tem dois pavimentos divididos em seis balcões de atendimento ao público, sala multiuso, recepção com espera para 70 assistidos, brinquedoteca, sala de convivência, sala de reuniões, sala de apoio, sala de reuniões, sala de convivência, gabinetes para mediação/conciliação, gabinetes para atendimento psicossocial, sanitários acessíveis, estacionamento e outros recursos.

“A estrutura do prédio está excelente e nós estamos nos últimos detalhes para a abertura do atendimento ao público. Temos certeza de que os colegas que aqui atuam vão engrandecer o nome da Defensoria como sempre fizeram devido ao trabalho humanizado que desenvolvem”, afirmou Leandro Bessa.

DESCENTRALIZAÇÃO
O funcionamento do núcleo da DPCE no João XXIII integra a política de levar o atendimento da Defensoria para cada vez mais perto das pessoas que dela precisam. Outros dois equipamentos funcionam em Fortaleza com esta mesma proposta: um no Bom Jardim e outro no Mucuripe, além das ampliações que atendem na Assembleia Legislativa e nos Vapt Vupt.

Além disso, cidades do interior do Ceará que nunca contaram com a DPCE agora dispõem do serviço defensorial, presente em 86 comarcas, graças à implementação da atividade cumulativa, que permite ao defensor e à defensora atuarem em mais de uma cidade.