Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria adquire 22 novas cadeiras de rodas para fortalecer acessibilidade nos núcleos da instituição

Defensoria adquire 22 novas cadeiras de rodas para fortalecer acessibilidade nos núcleos da instituição

Publicado em

É rotina na Defensoria Pública o atendimento presencial de pessoas portadoras de  deficiência, mobilidade reduzida e outros tipos de incapacidades temporárias. Para aprimorar ainda mais a acessibilidade que o público precisa, a Defensoria Pública adquiriu 22 novas cadeiras de rodas para distribuição nos principais núcleos da instituição, a fim de serem utilizadas quando retomados os atendimentos presenciais.

A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, pontua que a acessibilidade é direito das pessoas com deficiência. “Nossa missão é promover  o acesso à justiça e o fortalecimento da acessibilidade em nossos núcleos faz parte de um dos desafios que temos, enquanto instituição de retaguarda dos direitos. Queremos que nossos assistidos e assistidas se sintam acolhidos e amparados ao chegarem dentro de nossas sedes, percebendo que são importantes para nós e que respeitamos suas condições”, considerou Elizabeth Chagas.

Até o presente momento, as atividades seguem sendo realizadas preferencialmente de modo remoto, no entanto a iniciativa faz parte do planejamento de adequação e aperfeiçoamento do atendimento e já prepara a instituição para período pós-pandemia. “Apesar de estarmos, prioritariamente, atendendo o público pelos canais remotos, continuamos engajados em nossas demandas de melhorias e com expectativa de, tão logo as coisas se normalizem, e possamos voltar a receber o público em nossas sedes de atendimento com conforto”, frisou Elizabeth.

A supervisora do Núcleo Central de Atendimento e Petição Inicial (Napi), Natali Pontes, reforça a essencialidade de promover acessibilidade dentro dos espaços da Defensoria Pública. “Temos que oferecer meios que facilitem e estimulem a vinda daqueles que precisam recorrer à instituição para garantia de seus pleitos de modo que se sintam parte, incluídos dentro dos espaços de nossas sedes. É muito importante a disponibilização das cadeiras de rodas para possibilitar a autonomia e independência dessas pessoas, ainda mais diante do nosso compromisso de fortalecimento da inclusão das pessoas com necessidades especiais e do papel institucional de luta pela proteção dos direitos humanos”, destacou.