Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria aposta na praticidade do atendimento virtual e método continuará no pós-pandemia

Defensoria aposta na praticidade do atendimento virtual e método continuará no pós-pandemia

Publicado em

Diante da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, os atendimentos virtuais da Defensoria Pública por telefone, chatbot, videoconferência, WhatsApp e e-mail têm facilitado a vida de milhares de pessoas que precisam recorrer à justiça para terem seus direitos garantidos. Essa nova realidade vem se mostrando eficaz para os assistidos e defensores da capital e do interior do Estado. O método remoto será incorporado à rotina, ainda este ano, quando o funcionamento da instituição presencialmente for retomado. 

O anúncio diz respeito a uma série de melhorias que vêm sendo implantadas para facilitar a vida dos usuários, como as ferramentas Dona Dedé e Nossa Defensoria, esta última vem sendo instalada desde março nos núcleos/locais de atendimento e deve virar pano de fundo do aplicativo que ajudará o assistido. “O Nossa Defensoria vem sendo implantado para todos os defensores e colaboradores e, em breve, completamos as ferramentas com a entrega do aplicativo, onde o assistido da Defensoria poderá ter no celular as funcionalidades de agendamento de atendimento, tirar suas dúvidas, além de acessar o andamento dos seus processos, futuramente, quando da integração com sistemas do TJCE. Estamos trabalhando nele para entregar o mais breve possível”, informa a defensora geral, Elizabeth Chagas. 

Ela destaca que, mesmo com o atendimento utilizando ferramentas virtuais, a Defensoria atenderá presencialmente, quando a pandemia cessar e as autoridades sanitárias indicarem a retomada, recebendo, sobretudo, os vulneráveis digitais. ”Temos uma gama de assistidos que fica fora da inclusão digital tão necessária aos tempos atuais, caso da população em situação de rua, população carcerária e outros vulneráveis digitais. Para eles, a Defensoria sempre estará atuando mais próxima, com atendimento presencial e com atuação dentro das comunidades. Mas, claro, agora temos que priorizar a vida e saúde de todas e todos e manter o trabalho remoto”, frisa.   

Quem usou o atendimento remoto feito por defensores destaca a praticidade no uso de ferramentas virtuais. Foi assim com João Bezerra. O aposentado buscou ajuda da Defensoria, por meio do Nudecon, e conseguiu abrir seu processo sobre dívidas que estavam sendo cobradas indevidamente. “Fiz uma compra em um cartão e realizei dois pagamentos. Inclusive, foram antes do vencimento, mas  a operadora do cartão me cobrou um valor que eu não estou devendo. Fui atendido pela Dr. Amélia, enviei toda a documentação, ela analisou, olhou tudo e me deu o retorno. Ela então deu entrada no processo, depois fez a chamada virtual para ter todas as dúvidas esclarecidas. Estou ainda esperando a resposta da operadora, mas estou confiante”, dispara. Quando perguntado sobre a satisfação com a forma de atendimento, João enfatiza: “o atendimento foi muito bom! A Dra. é excelente, não fez restrição alguma em me atender, ela me deu até seu WhatsApp pessoal para falar com ela, meu atendimento foi excelente”. 

A Defensoria ressalta que essa nova praticidade veio a contribuir com a otimização de tempo e está demonstrado esforço para garantir que os atendimentos sejam possíveis para todos. “Esses novos mecanismos têm proporcionado um maior contato do assistido com seu defensor. Desde o início da pandemia passei a utilizar o WhatsApp Business no atendimento e tenho percebido que consigo atender mais assistidos do que antes. Acredito que o acesso deles a mim ficou mais fácil por ser um atendimento direto. Claro que muito ainda tem que ser ajustado, mas tenho percebido uma maior celeridade.”, comenta a titular da 16a Defensoria de Família, a defensora Aline Pinho.

“Com a pandemia tivemos que nos reestruturar. Tudo é algo ainda muito novo! Muitas vezes o assistido ainda não consegue compreender que ele realmente consegue olhar no olho do defensor pelo atendimento online. Muitas vezes, ele nunca viu isso, mandamos o link pelo WhatsApp e está tendo uma boa resposta”, ressalta a defensora titular da 2a Defensoria do Nudecon, Amélia Rocha. Ela defende a importância dessa perspectiva continuar após a pandemia. “Posteriormente o assistido deve continuar tendo essa possibilidade, no ato do agendamento ele deve falar qual prefere. Como já acontece na medicina, hoje já é uma realidade nesse setor e deverá ser também no nosso”, conclui.

Para muitos, os atendimentos da Defensoria são simples, como atualização de dados, esclarecimento de informações das partes, renovação de alvará, intimações, consulta processual etc. Esses atendimentos podem ser facilmente resolvidos por ligações e/ou mensagens, como explica a defensora Aline Pinho. “Nesses casos, não há necessidade do assistido ir até o fórum ou até a Defensoria, ele pode obter essa informações através de uma ligação. Ele não vai precisar faltar no trabalho, se deslocar, pegar senha, perder tempo em fila, só ligar e resolver a sua situação, isso facilita para ambas as partes, por isso deve continuar assim”.

As defensoras comentam que desde o início do expediente virtual, a produtividade dos núcleos só aumentam. “Há cada dia essas novas tecnologias vem se tornando rotineira na vida dos assistidos, aos poucos, todos nós estamos se acostumando”, afirmam as defensoras. Se você também precisa de atendimento da Defensoria Pública durante o período de lockdown, entre em contato por meio dos canais virtuais da instituição, via aplicativo de mensagem ou E-mail.

Serviço:

Whatsapp – Defensoria Pública do Estado do Ceará

Contato: (85) 98982-5576

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

NÚCLEO DE DEFESA DO CONSUMIDOR – NUDECON

Celular: (85) 9 9409-3023

E-mail: nudecon@defensoria.ce.def.br

DEFENSORIAS DA FAMÍLIA

E-mail: apoiofamiliaforum@gmail.com

Telefones: (85) 3499-7998 (ligação) – (85) 9 9788-2134 e (85) 98400-5999 – Dois números são Whatsapp – atendimento de 8h às 12h e de 13h às 16h)