Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria articula parceria com Unifametro para regularizar moradias de 400 famílias da comunidade Morro do Ouro

Defensoria articula parceria com Unifametro para regularizar moradias de 400 famílias da comunidade Morro do Ouro

Publicado em

O Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham) da Defensoria Pública do Estado participou, nesta quinta-feira (23/3), de uma reunião com a reitora e a equipe jurídica e técnica do Centro Universitário Fametro (Unifametro). As duas instituições articulam uma parceria para propor e executar ações que efetivem a regularização fundiária da Comunidade Morro do Ouro, localizada nos arredores do campus da universidade, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. 

O convênio envolverá a participação de estudantes de Arquitetura, Direito e Engenharia que atuarão sob a supervisão direta de professores no trabalho em campo, coleta de informações, produção de plantas e memoriais descritivos e acompanhamento de ações administrativas.  Um termo de cooperação técnica e institucional será assinado em breve para formalizar a parceria.

Mesa de Reunião com seis pessoasPara o defensor público José Lino Fonteles, supervisor do Núcleo de Habitação e Moradia da DPCE, a parceria é salutar, pois envolve a sociedade para solução de um dos problema dos mais gravosos do país, que é o acesso ao direito fundamental da moradia.

“A parceria com a universidade é fundamental, pois irá viabilizar a tão sonhada regularização fundiária que irá atender a um grande número de famílias carentes que vivem na comunidade. Ao ter sua moradia regularizada, a comunidade tem a segurança de quem ninguém irá dizer que a área é sua, trazendo uma sensação de tranquilidade e evitando possíveis conflitos territoriais”, afirma. 

A professora Roberta Mapurunga, coordenadora do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social da Unifametro, ressalta que a parceria é extremamente benéfica à comunidade, visto que as duas instituições podem atuar na conscientização e mobilização social. O intuito, segundo ela, é promover a educação em direitos e o protagonismo da comunidade a fim de obter um processo mais justo e efetivo.

“Essa participação da comunidade é fundamental para que as políticas públicas sejam efetivas e atendam às demandas e necessidades locais. Enquanto a universidade pode contribuir com pesquisas e estudos que forneçam informações e subsídios técnicos para a regularização fundiária, a Defensoria atua na defesa dos direitos dos moradores e proprietários de imóveis, fornecendo orientação jurídica e acompanhando todo o processo de regularização. O órgão também pode atuar na mediação de conflitos entre os moradores e as instituições responsáveis pela regularização fundiária, buscando soluções consensuais e justas para todas as partes envolvidas”, afirma Roberta.

Representaram a Unifametro, a reitora professora Denise Maciel; a professora Roberta Mapurunga, coordenadora do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social; a professora Milena Felizola, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas; o professor e engenheiro José Márcio Feitosa; Juliana Wayss, professora titular do curso de Direito; e o professor Davi Ramalho, coordenador do curso de Arquitetura da Unifametro. 

Atualmente, o Morro do Ouro é uma das centenas de comunidades que se encontram sem regularização em Fortaleza. A atuação conjunta da Defensoria Pública e da Unifametro beneficiará cerca de 400 famílias que se encontram sem o seu título de propriedade, o “papel da casa”.  

Atenção às comunidades

Atuando na defesa do direito à moradia, o Nuham oferece assistência direta às comunidades que precisam de regularização fundiária, bem como a intermediação com os órgãos públicos para atender suas necessidades.

“Para chegar a situação de regularização, ouvimos ativamente as comunidades, realizamos reuniões, colhemos documentações e acionamos formalmente os órgãos públicos, como a Prefeitura de Fortaleza, para fazer ou desencadear o processo administrativo”, explica o defensor público José Lino Fonteles.

Serviço

Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham)

Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 2184, Dionísio Torres

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e 13h às 17h

Telefone: (85) 3194-5063

Atendimento presencial por agendamento via telefone