Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria assina convênio com Faculdade Ari de Sá para implantação do novo Núcleo de Práticas Jurídicas

Publicado em

IMG_6099

A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, assinou na manhã desta quinta-feira, 25, convênio com a Faculdade Ari de Sá, para implantar o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da universidade. O termo foi assinado pelo diretor executivo da Faculdade, Andrey Lima, e pela coordenadora do curso de Direito, Marlene Pinheiro. A instalação do NPJ permite que os alunos possam atuar nos atendimentos e na produção das petições iniciais, sempre supervisionados.

Agora são 18 Núcleos de Prática Jurídica que somam a parceria entre a Defensoria e as instituições de ensino superior em todo o Estado. “Para nós, enquanto Defensoria Pública, é importantíssimo esses convênios, porque entendemos que é uma forma de afirmação da importância e relevância da instituição, além de viabilizar a capilarização dos atendimentos. Essa junção com a Academia é fundamental para que possamos fomentar nos alunos o pertencimento pela Defensoria, bem como a construção de mais trabalhos acadêmicos que tratem da Defensoria propriamente”, destaca Mariana Lobo.

No novo NPJ, cerca de 35 alunos do curso de Direito terão a experiência de imersão às práticas profissionais, sob supervisão de professores e defensores públicos. “Essa parceria é extremamente saudável e só tende a crescer. Ainda em 2016, com a primeira turma de Direito, a Faculdade vinha dando seus primeiros passos e buscamos a Defensoria Pública para que os alunos tivessem uma experiência fora da sala de aula. A Defensoria Pública é importantíssima na manutenção do papel social, comunitário e de trazer o acesso à justiça à população. A Defensoria Pública é um referencial para nós desde o início”, destaca a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Ari de Sá, Marlene Pinheiro.

IMG_6086Os atendimentos iniciarão em fevereiro de 2019, no começo do semestre letivo. O diretor executivo da Faculdade Ari de Sá, Andrey Lima, elogiou a iniciativa e reiterou a satisfação pela parceria. “Enquanto instituição, gostaríamos de manifestar a nossa gratidão pela parceria que estamos firmando. Temos um compromisso de construir uma instituição de qualidade e a Defensoria faz parte destas premissas que temos adotado. Nos sentimos muito agraciados e é isso que queremos fazer: trazer a melhor experiência profissional para os nossos alunos, com um núcleo horizontal e excelente”.

Para o defensor público e supervisor das Defensorias nas Instituições de Ensino Superior (IES), Paulo Bentes,
“Vamos desempenhar um trabalho da melhor forma possível, aproximando a universidade do sistema de justiça. Sem dúvida, é um trabalho exemplar que a gente desenvolve, possibilitando o acesso à justiça para aqueles que não têm condição de arcar com as despesas ou que estão em situação de vulnerabilidade, auxiliando na descentralização do atendimento da Defensoria Pública, acessando mais pessoas”.

Estiveram presentes na assinatura do convênio a defensora geral do Estado, Mariana Lobo, o subdefensor geral do Estado, Leonardo Antônio de Moura Júnior, o defensor público que irá atuar no NPJ da Faculdade Ari de Sá, Dani Esdras, a defensora pública e supervisora das Defensorias da Capital, Natali Massilon, a defensora pública e assessora de desenvolvimento institucional da Defensoria, Samia Farias, defensor público e supervisor das Defensorias nas Instituições de Ensino Superior (IES), Paulo Bentes, a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Ari de Sá, Marlene Pinheiro e o diretor executivo da Faculdade Ari de Sá, Andrey Lima.

Saiba Mais – Desde 2005, a Defensoria Pública estabelece parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES). Até os dias atuais, já foram firmados convênios com 18 Núcleo de Práticas Jurídicas, em todo o Ceará, onde os alunos dos últimos semestres do curso de Direito, sob a supervisão de professores e defensores públicos, prestam atendimento jurídico gratuito à comunidade.