
Defensoria atende mais de 100 mulheres na Praça do Ferreira
Texto: Juliana BomFim
Foto: Kamilla Vasconcelos
Como parte das comemorações do Mês das Mulheres, a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) realizou nesta sexta-feira (14/3) uma edição do projeto Defensoria em Movimento, de atendimento móvel, exclusiva para o público feminino. A programação aconteceu na Praça do Ferreira, em Fortaleza.
Mais de 100 mulheres passaram pela tenda do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem), onde receberam orientações jurídicas das defensoras Jeritza Braga e Ana Kelly Nantua e atendimento da equipe psicossocial.
O espaço contou com a parceria do Instituto Ame a Vida para serviços odontológicos; da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para vacinação, aferição de pressão e glicemia, fisioterapia e educação em saúde da mulher; e da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (URBFor), para distribuição de mudas de plantas.
“Ações como essa são importantes para aproximar ainda mais a Defensoria das mulheres. Oferecemos suporte jurídico e também nos preocupamos com o bem-estar delas”, afirmou a supervisora do Nudem, Jeritza Braga.
A primeira demanda foi da profissional de serviços gerais Luciene da Silva Araújo. Separada há mais de sete anos, ela aproveitou para dar entrada no divórcio. “Como eu já estava com todos os documentos, o atendimento foi muito rápido. Agora, é esperar sair o documento e, quando tiver tudo resolvido, posso dizer que acabou de vez”, projeta.
Já a cabeleireira Francisca Maria estava passando pela praça e parou por curiosidade, mas aproveitou a iniciativa do Nudem para resolver uma pendência jurídica. “Estava com problema no inventário do meu apartamento porque não localizaram meu endereço e eu já tinha sido intimada, só que não recebi essa intimação”.
Com as orientações da Defensoria, ela vai ao Fórum e retomar o processo. Antes, porém, vai acomodar no jardim de casa a muda de pingo de ouro que ganhou de presente durante a ação. “Foi maravilhoso pra mim. Já sei como pegar os documentos que faltam no processo e ainda ganhei uma plantinha. Adoro plantas”, comemora.