Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria atende moradores da Granja Lisboa, em Fortaleza, em mais uma edição do projeto Acolher

Defensoria atende moradores da Granja Lisboa, em Fortaleza, em mais uma edição do projeto Acolher

Publicado em
TEXTO: SAMANTHA KELLY, ESTAGIÁRIA EM JORNALISMO
FOTO: DIVULGAÇÃO/DPCE

Em nova edição do projeto Acolher, a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) esteve nesta sexta-feira (9/2) no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, com a Van de Direitos – um serviço itinerante da instituição para atender moradores de regiões na capital e no interior do Estado nas quais o acesso à justiça é mais difícil.

Hoje, a defensora Dóris Rachel e o defensor Jorge Bheron Rocha prestaram assistência jurídica a 29 moradores, fazendo principalmente consultas processuais e encaminhamentos para emissão de segundas vias de certidões de nascimento.

“O Acolher leva a Defensoria para mais próximo do cidadão, de forma que as pessoas tenham acesso, próximo de casa, aos serviços da instituição, a possibilidade de tirar dúvidas e aos mais básicos direitos. Então, quando a Defensoria se aproxima dos bairros mais distantes e das populações mais vulnerabilizadas, ela cumpre de maneira mais afetiva o seu papel constitucional”, avalia Jorge Bheron Rocha.

Os moradores da Granja Lisboa contaram ainda com a Estação Móvel da Secretaria de Políticas sobre Drogas e com o Caminhão do Cidadão. Além da Van de Direitos no Acolher, a Defensoria atua dentro das comunidades com a Defensoria em Movimento, uma carreta com capacidade para a realização de até 15 atendimentos simultâneos e que, só em 2023, percorreu mais de cinco mil quilômetros no Ceará.

O PROJETO

O projeto Acolher é promovido pela Secretaria da Proteção Social (SPS). Acontece toda sexta-feira e atua de forma itinerante com o objetivo de levar os serviços gratuitos de cidadania, saúde, qualificação profissional e atendimento psicossocial e jurídico para a população de diferentes bairros e cidades do Ceará. O calendário com a próxima localidade a ser contemplada pela Van de Direitos no Projeto Acolher será divulgado em breve no Instagram da Defensoria (@defensoriaceara).