Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria atende população do Autran Nunes durante edição do Projeto Acolher

Defensoria atende população do Autran Nunes durante edição do Projeto Acolher

Publicado em

Os moradores do bairro Autran Nunes tiveram uma manhã de cidadania, com a oportunidade de tirar dúvidas e resolver questões na Justiça sem sair de casa. Através do Projeto Acolher, iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS), a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) atendeu a população presente na Praça da Portelinha, nesta sexta-feira (31/3), com defensor público no local para fornecer orientações e assistência jurídica à comunidade.

Ao todo, 22 pessoas foram atendidas pela Defensoria dentro da Van de Direitos, veículo equipado para auxiliar na prestação do serviço jurídico nas comunidades. O defensor público Leonardo Fulgêncio foi o responsável por atender a população. Segundo o defensor, as demandas mais acolhidas foram relacionadas aos direitos de família e cíveis, como pensão alimentícia, investigação de paternidade, usucapião e expedição e regularização de documentos – dentre eles, o registro civil, a certidão de casamento e a certidão de óbito. 

Pela quarta vez participando da ação, o defensor público Leonardo Fulgêncio enxerga com bons olhos o projeto, sendo um dever de extrema importância ter órgãos públicos, como a Defensoria, levando seus serviços para mais próximo da população, especialmente daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade.

“O assistido tem o direito de obter informações relacionadas a algum processo em que seja parte ou, se não tiver processo, pode tirar suas dúvidas jurídicas junto com um defensor público. O Projeto Acolher é um projeto que aproxima a Justiça da população e traz às pessoas vulneráveis informação jurídica de qualidade para que possam compreender o seu direito e também o exercício dele perante as instâncias judiciais”, afirma Leandro. Defensor público Leandro Fulgêncio em serviço e expressão atenta, ouvindo demandas de moradores do bairro em uma mesa de plástico com computador

E acrescenta: “Os órgãos públicos têm que se fazerem cada vez mais presentes junto à população, facilitando o acesso para conhecer e exercer seu direito e eventualmente fazer algum pedido judicial, através de uma ação ajuizada pelo defensor público”.

O projeto Acolher acontece todas as sextas-feiras, e atua de forma itinerante, levando serviços gratuitos de cidadania, saúde, qualificação profissional e atendimento psicossocial e jurídico para a população de diferentes bairros e cidades do Ceará. O calendário com a próxima localidade a ser contemplada pela Van de Direitos no Projeto Acolher será divulgado em breve no Instagram da Defensoria (@defensoriaceara).