Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria compõe equipe técnica que irá visitar escolas estaduais antes da reabertura

Defensoria compõe equipe técnica que irá visitar escolas estaduais antes da reabertura

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado participou, nesta terça-feira (5), de reunião de apresentação do Plano de Retorno às Atividades Presenciais das Escolas da rede pública, feita pelas representantes da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) e da Secretaria da Educação de Fortaleza (Sefor), Eliana Estrela e Dalila Saldanha respectivamente. Na reunião, o médico Antônio Lima Silva Neto,  epidemiologista que compõe o Comitê de Enfrentamento Pà Covid-19 no Ceará, destacou que o cenário epidemiológico estadual ainda é grave e preocupante.

Durante o momento, as secretárias abordaram todas as medidas que vêm sendo tomadas, desde o ano passado, para adequar a estrutura física das escolas aos protocolos sanitários, a fim de assegurar um retorno escolar responsável e seguro aos alunos; e definiram um calendário de visitação técnica às unidades escolares para verificação das diretrizes  e estratégias  a  serem  consideradas  em  relação  à  reabertura das escolas. As visitas técnicas começam nesta quinta-feira (9) e a Defensoria compõe a comissão técnica que visitará os espaços escolares em Fortaleza e poderá propor sugestões de adequação, caso necessite.

A defensora pública e supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, Mariana Lobo, reforçou a importância do planejamento eficiente da retomada. “Sabemos que esse passo de retomada exige cautela e compromisso para viabilizar todos os protocolos de saúde necessários. A reunião possibilitou a exposição de vários olhares diferentes, mas todos focados em um mesmo objetivo: conduzir o retorno das aulas presenciais com segurança para pais, alunos, professores e colaboradores das escolas. A Defensoria Pública estará presente em todas as visitações, colaborando para que as medidas sejam tomadas de modo assertivo e prudente”, pontuou Mariana Lobo.

A defensora Julliana Andrade, supervisora do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e da Juventude (Nadij), reforçou a necessidade de realizar o acompanhamento de forma conjunta. “Esse momento de pandemia tem nos alertado sobre a essencialidade de estarmos em unidade, compartilhando experiências para podermos ter resultados satisfatórios. Seguimos com o empenho de caminhar junto para garantir às crianças e adolescentes o direito à educação, à socialização assegurando que haja um retorno totalmente responsável, afirmou.

Além da Defensoria Pública, representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE), do Centro de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije),  e do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) e do Núcleo de Defesa da Educação também participam das visitas de inspeções.