Defensoria conclui em 21 dias implantação de novo sistema de atendimento
Dentro de três semanas, todos os núcleos da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) funcionarão com o novo sistema para registro de demandas: a plataforma “Nossa Defensoria” vem para garantir ainda mais transparência e celeridade às atuações da DPCE.
Todas as equipes da Defensoria lotadas no Interior já foram apresentadas ao dispositivo. Em Fortaleza, defensores(as) e colaboradores(as) de seis núcleos ainda conhecerão o novo programa. São elas: Núcleos de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol), Resposta do Réu (Nurdp), Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), Habitação e Moradia (Nuham), Atendimento e Petição Inicial (Napi), e Idoso.
Essas equipes começam a operar a ferramenta até o próximo dia 8 de novembro, quando a Defensoria terá o sistema funcionando em sua totalidade. “O trabalho de todos ficará mais ágil e a instituição terá muito mais disponibilidade para gerar dados sobre a própria atuação e, assim, identificar quais serviços precisam ser aperfeiçoados, quais devem ser ampliados e quais precisam de reformulação. É um passo importante, rumo a uma nova era”, afirma a supervisora das Defensorias da Capital, Sulamita Alves Teixeira.
Além de facilitar a vida de defensores(as) e colaboradores(as), o “Nossa Defensoria” vai melhorar também o acesso do(a) assistido(a) à DPCE. Quem precisar de atendimento, poderá fazê-lo pelo celular com o agendamento online do atendimento presencial, além de acompanhar a tramitação da demanda, dentre outras funcionalidades.
Para isso, não é necessário sequer o usuário baixar um aplicativo para o celular. Basta acessar o “Nossa Defensoria” como quem navega por qualquer site na Internet. “Essa é uma ferramenta fundamental para a Defensoria, pois permite a interação de cada cidadão, tão importante nos processos judiciais. O assistido vai ganhar em autonomia e facilidade de acesso, já que pode acompanhar sua tramitação e atualizar seus dados. A Defensoria ganha em tempo e celeridade, além de gerar melhores estatísticas já que concentramos os colaboradores, estagiários e defensores na mesma ferramenta. Todos saem ganhando”, completa.
“Já temos núcleos do Interior utilizando a plataforma, mas nós vamos continuar o processo de divulgação da ferramenta porque ela será determinante para uma boa atuação defensorial. Todas as estatísticas da Defensoria serão geradas a partir dessa plataforma. Mas nosso entendimento é o de que o maior beneficiado é o assistido, porque a partir de agora ele vai escolher como quer ser atendido: se online, sem sair de casa, ou se presencialmente”, afirma a supervisora da Coordenadoria das Defensorias do Interior (CDI), defensora Sheila Falconeri.
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