Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria debate violência em reunião de programa integrado de prevenção e redução de casos

Defensoria debate violência em reunião de programa integrado de prevenção e redução de casos

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) participou nessa segunda-feira (17/7) da segunda reunião do ano do Comitê Deliberativo de Fortaleza do Programa Integrado de Prevenção e Redução à Violência (PReVio). O encontro ocorreu no Paço Municipal e foi conduzido pelo vice-prefeito Élcio Batista. A partir de agora, as reuniões vão acontecer na primeira quinzena de cada mês, com a sugestão de pautas colaborativas.

Secretária executiva da DPCE, a defensora Flávia Andrade representou a instituição e acompanhou a exposição de dados coletados pela equipe do PReVio sobre seis bairros de Fortaleza classificados como de alta vulnerabilidade. São elas: Cais do Porto, Mucuripe, Vicente Pinzon, Bom Jardim, Curió e Barra do Ceará.

Índices como gravidez na adolescência, vida comunitária conflituosa, evasão escolar, renda média formal, produção habitacional e medidas socioeducativas compõem o estudo. Segundo Flávia Andrade, é de extrema importância a Defensoria Pública participar de reuniões como essas, tendo em vista que a análise e o debate dos dados resultam em melhorias para a população.

“Nosso objetivo é construir saídas para a prevenção da violência nos municípios do Ceará e nos bairros da Capital que apresentam maior vulnerabilidade. Por meio desse conhecimento, podemos apontar soluções, como a educação em direito nas escolas tanto para os jovens quanto para os pais”, destaca. 

Além da Defensoria Pública, estiveram presentes na reunião representantes de órgãos como o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ministério Público do Estado (MPCE), Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil, Perícia Forense (Pefoce) e Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

O PReVio é coordenado pela Vice-Governadoria do Ceará em parceria com a Secretaria da Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria da Educação (Seduc) e Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).