Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria distribui EPi para a Comundidade Santa Rita, no Jangurussu

Publicado em

WhatsApp Image 2020-06-12 at 14.10.42

Com objetivo de minimizar a disseminação do novo coronavírus nas comunidades de Fortaleza, em iniciativa própria, a gestão da Defensoria Pública do Estado do Ceará realizará a doação de 500 máscaras, 20 litros de álcool em gel e dez cestas básicas para famílias da Comunidade Santa Rita, localizada no bairro Jangurussu. A entrega será na próxima segunda-feira, 15, e irá beneficiar mais de 50 famílias que moram na localidade e entorno.

A interlocução da Defensoria Pública junto à Comunidade Santa Rita acontece desde 2019, quando o Núcleo de Habitação e Moradia da instituição realizou visitas técnicas no local para verificar a estrutura do conjunto habitacional, alvos de alagamentos frequentes em decorrência da proximidade com o Rio Cocó, além de fragilidade em relação às questões estruturais e sanitárias. A comunidade foi palco da posse popular da defensora geral Elizabeth Chagas que, junto à população, reafirmou votos junto e deu destaque às vozes das comunidades reafirmando a essência da instituição.

“A proximidade com as comunidades faz parte da essência da Defensoria Pública. A comunidade da Santa Rita, que receberá as máscaras, teve o primeiro contato com a instituição de forma coletiva pelo Núcleo de Habitação e Moradia, e a partir de então, as lideranças locais, cientes de que o acesso à justiça é possível a todos e todas, passou a buscar a instituição para resolução de muitos outros direitos. A semente da cidadania foi instalada e para nós é uma enorme satisfação poder contribuir para evitar a contaminação do coronavírus na comunidade”, reforça a defensora pública geral, Elizabeth Chagas.

As máscaras foram produzidas por uma costureira, moradora do bairro Pirambu. Para Maria Roseli da Silva, líder comunitária, o gesto merece reconhecimento e agradece à Defensoria Pública. “Nosso contato com a Defensoria, mais diretamente com a dra Elizabeth, vem desde o ano passado e estamos agradecidos por essa doação, principalmente porque aqui ainda vemos algumas pessoas sem máscaras. Há alguns casos aqui e outros que já se curaram, na minha casa mesmo, mas nos cuidamos e ficamos isolados para não transmitir para ninguém mais. O cuidado continua o mesmo e sabemos que a Defensoria continua olhando por nós”, agradece.