Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria do Ceará conquista Selo Prata em Programa Nacional de Transparência Pública

Defensoria do Ceará conquista Selo Prata em Programa Nacional de Transparência Pública

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) conquistou o Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública, liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O levantamento apontou que o índice de transparência pública da instituição é de 79,11%.

No Ceará, das 118 entidades avaliadas pelo Radar da Transparência Pública, apenas oito foram contempladas nas categorias Diamante, Ouro e Prata. Ao todo, 21 Defensorias Públicas participaram da avaliação e apenas quatro receberam a certificação: a Defensoria Pública do Estado do Amazonas foi contemplada com o Selo Diamante, e as Defensoras Públicas dos estados Ceará, Rondônia e Pernambuco receberam o Selo Prata.

“Conquistar esse resultado é a demonstração de que estamos no caminho certo. Eu e toda a equipe que integra a gestão da Defensoria Pública do Ceará estamos preocupados a cada dia com a transparência dos nossos dados, das nossas informações, e continuaremos trabalhando para melhorar ainda mais os índices e trazer um maior reconhecimento para a Defensoria Pública”, pontuou a defensora pública geral Elizabeth Chagas.

Os resultados do Programa estão disponíveis no site Radar da Transparência Pública lançado nesta quinta-feira (17/11), durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), que ocorre na cidade do Rio de Janeiro.

Saiba mais
O Radar Nacional de Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica acessível pela internet que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país, apurados no levantamento realizado em 2022 pelos Tribunais de Contas com o apoio dos controladores internos. Além disso, divulga os critérios de transparência que são (ou não) atendidos em cada portal, tais como, a divulgação de dados de receita, despesa, folha de pagamento, diárias, licitações, contratos, etc.

O levantamento nacional da transparência foi realizado pelo Sistema Tribunais de Contas no período de maio a novembro/2022 e alcançou cerca de 8 mil portais públicos, englobando a União, 26 Estados, o Distrito Federal e 4.191 Municípios.

Importa registrar que, dada a inexistência de parâmetros nacionais uniformes para os portais de transparência, o Radar não importa e consolida os dados e informações públicas. Funciona, porém, como um atalho, um acesso facilitado às informações por eles disponibilizadas.

Com informações da Atricon