Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria do Ceará realiza campanha Mulher de Direitos durante todo o mês de março

Defensoria do Ceará realiza campanha Mulher de Direitos durante todo o mês de março

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) abre a programação do mês de março, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres comemorado dia 08, lançando a campanha “Mulher de Direitos”, uma série de atendimentos sobre a garantia de direitos das mulheres. A partir do dia 4 de março, a instituição inicia uma programação em diversos núcleos especializados, com palestras e ações de educação em direitos, para tratar de questões que englobam a temática da violência contra as mulheres.

A primeira ação está marcada para o dia 4 de março, quando o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) de Fortaleza promoverá uma roda de conversa na Associação Mulheres Empreendedoras do Ceará (AME), localizada na rua das Aroeiras, 940, Passaré, a partir das 9 horas.

Neste mesmo dia, no Cariri, as assistidas que buscarem atendimento na sede da Defensoria Pública em Juazeiro do Norte serão recepcionadas pela equipe de defensores e psicossocial que explanarão sobre a temática. A ação de educação em direitos acontece também no dia 5 de março, no Nudem Cariri, na cidade de Crato.

Ainda no dia 5 de março, a defensora pública Anna Kelly Nantua estará na Comunidade São José, localizada no município de Ibiapina, realizando uma mesa redonda com as mulheres da comunidade, a partir das 13 horas. A ação abre a programação da Casa de Atendimento à Mulher Ibiapinense.

Em Fortaleza, dia 08, é a Praça do Ferreira o palco do atendimento às mulheres. Junto com os movimentos sociais, defensoras fazem atendimento na praça para público exclusivamente feminino no caminhão do projeto Defensoria em Movimento, das 9h às 15h.

Já na segunda-feira, dia 11 de março, o Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi), localizado no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, promoverá uma manhã de atendimentos exclusivos para as mulheres, com orientações em direitos, balcão de oportunidades de emprego do Sesi Ceará e outros serviços. A ação acontece a partir de 8 horas.

Já em Iguatu, no dia 21 de março, defensores públicos que atuam na região e a  equipe psicossocial farão palestras sobre  direitos das mulheres na sede do órgão.

A programação contempla ainda um mutirão de atendimento no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), no dia 22 de março, quando defensoras públicas atenderão as mulheres em situação de cárcere e farão a análise processual.

Por fim, no dia 26 de março, uma ação concentrada na sede da Defensoria Pública em Juazeiro do Norte, no Cariri, em parceria com outros órgãos, reunirá palestras, blitz com entrega de material educativo e serviços voltados às mulheres.

A defensora pública supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, de Fortaleza, Jeritza Braga, ressalta a relevância da educação em direitos seja ampliado em todo o estado e de forma permanente. “Esse trabalho realizado pelo Nudem é de suma importância , pois esclarece as mulheres sobre os direitos que elas têm, além de aproximar a população de uma maneira geral sobre a importância da temática”, pontua a defensora.

Programação “Mulher de Direitos”

-Dia 04/03, às 9h – roda de conversa na Associação Mulheres Empreendedoras do Ceará (AME), localizada na rua das Aroeiras, 940, Passaré, em Fortaleza.

-Dia 04/03, às 9h – Assistidas que buscarem atendimento na sede da Defensoria Pública em Juazeiro do Norte  serão recepcionadas pela equipe de defensores e psicossocial que explanarão sobre a temática.

Horário: A partir de 8h

Local: Núcleo da Defensoria em Juazeiro do Norte – Av. Presidente Médici, 631, Lagoa Seca, Juazeiro do Norte

– Dia 05/03 – A ação de educação em direitos no Nudem Cariri, na cidade de Crato.

Horário: A partir de 8h

Local: Nudem Crato – Rua André Cartaxo, 370 – Bairro: Centro

– Dia 05/03 – defensoras públicas estarão na  Comunidade São José, localizada no município de Ibiapina, realizando uma mesa redonda com as mulheres da comunidade. A ação abre a programação da Casa de Atendimento à Mulher Ibiapinense.

Horário: 13 horas

– Dia 08/03 – Defensoria em Movimento estará na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Os atendimentos serão exclusivos ao público feminino.

Horário: de 9h às 15 horas.

 – 11/03 – Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi), localizado no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, promoverá uma manhã de atendimento exclusivo para as mulheres, com a oferta de alguns serviços.

Horário: A ação acontece a partir das 8h.

Local: Rua Nelson Studart, s/n – bairro Luciano Cavalcante

– 21/03 – defensores públicos  e a equipe psicossocial farão palestras sobre  direitos das mulheres na sede da Defensoria em Iguatu.

– 22/03 – Mutirão de atendimento no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), quando defensoras públicas atenderão as mulheres em situação de cárcere e farão a análise processual.

– 26/03 – Ação concentrada na sede da Defensoria Pública em Juazeiro do Norte, no Cariri, com palestras, blitz com entrega de material educativo e serviços voltados às mulheres.

Horário: A partir de 8h

Local: Núcleo da Defensoria em Juazeiro do Norte – Av. Presidente Médici, 631, Lagoa Seca, Juazeiro do Norte