Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria e Comitê Internacional da Cruz Vermelha participam de reunião e reafirmam parceria em atenção aos mais vulneráveis

Defensoria e Comitê Internacional da Cruz Vermelha participam de reunião e reafirmam parceria em atenção aos mais vulneráveis

Publicado em

Na manhã desta quarta-feira (10.03), a Defensoria Pública do Estado do Ceará participou de uma reunião com integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para compartilhar resultados de atuações em conjunto e reafirmar a parceria entre as duas instituições. O encontro aconteceu de forma virtual e teve a participação da defensora pública geral, Elizabeth Chagas, da assessora de Relacionamento Institucional, Michele Camelo, da defensora pública Lara Teles, que atua no projeto Rede Acolhe, e do coordenador da Rede Acolhe, Thiago de Holanda. Participaram também a chefe do escritório do CICV em Fortaleza, Valentina Torricelli, os assessores do CICV, Eliott Wood, Erick Rastelli e Laura Aldrighetti.

Em 2019, a Defensoria Pública do Estado do Ceará e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) assinaram um termo de cooperação técnico institucional com o objetivo de prevenir e reduzir as consequências humanitárias relacionadas à violência urbana em Fortaleza, permitindo que a população de bairros mais vulneráveis tenha acesso à rede de garantia de direitos e os serviços públicos essenciais. Na prática, o acordo é uma forma de fortalecer a presença de defensores públicos nas comunidades, além de demandar as estruturas de serviços essenciais que trabalham em áreas afetadas pela violência. E desde então, a parceria vem dando bons frutos.

“É uma honra fazer essa parceria com o CICV, que é uma instituição de credibilidade internacional. Temos interesses em comum, trabalhamos para a preservação da vida, para a garantia dos direitos humanos e a troca de experiência gerada desde então nos fortalece ainda mais a continuar atuando na área de violência urbana, de forma direta ou indireta”, destacou a defensora pública geral.

A Defensoria Pública do Ceará é a primeira do País a formalizar o acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, resultado de um trabalho que vem sendo realizado há mais de dois anos, quando as duas instituições passaram a atuar juntas na formação de colaboradores e defensores públicos que atuam em contextos de vulnerabilidades.

Na ocasião, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha reconheceu a importância da Defensoria Pública do Estado e apresentou sua nova equipe. Para Valentina Torricelli, chefe do escritório do CICV em Fortaleza, “a instituição desempenha na sua essência a função jurisdicional da promoção dos direitos humanos. Ao longo desse anos contribuímos para a melhoria do acesso das vítimas de violência armada aos serviços oferecidos pela instituição através de formação, especialização e aperfeiçoamento do conhecimento de defensores públicos com relação às normas Internacionais de Direitos Humanos vinculadas às diferentes afetações e consequências humanitárias, provocadas pelas situações de violência armada”, destacou.

CICV – Com sede global em Genebra, na Suíça, e regional em Brasília, o CICV é uma organização humanitária neutra, independente e imparcial, que trabalha em mais de 80 países para levar proteção e assistência a vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência.