Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria e Iprede firmam parceria para lançamento do projeto Pipa, que atenderá crianças e adolescentes com neurodivergências

Defensoria e Iprede firmam parceria para lançamento do projeto Pipa, que atenderá crianças e adolescentes com neurodivergências

Publicado em

Hoje, 02 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) firmou uma parceria importante com o Instituto Primeira Infância (Iprede) para ampliar o acesso à garantia de direitos das crianças e adolescentes neurodiversas. O termo de cooperação foi assinado nesta terça-feira (02.04), na sede da Defensoria Pública pela defensora pública geral do Ceará, Samia Farias, e o presidente do Iprede, o médico Sullivan Mota. 

O Projeto Pipa – Direitos para Crianças e Jovens com Neurodivergência será lançado no dia 22 de abril e funcionará na sede do Iprede, na Cidade dos Funcionários, que já atende quatro mil crianças e adolescentes. A defensora geral comemorou a parceria. “Estamos muito felizes com essa parceria, porque era uma demanda que temos em pensar nos fluxos de atendimento para famílias de pessoas com neurodiversidade. E o Iprede é uma ONG de referência nacional e internacional por seu compromisso com a atenção integrada à infância. Isso torna essa união de esforços ainda mais significativa para todos nós”, destacou Samia Farias.  

“A alegria do Iprede com esse termo com a Defensoria Pública é muito grande, porque não é só um reconhecimento dos direitos dessa população que o Iprede atende. Trata-se de quatro mil crianças, todas elas com neurodiversidades que geram tantas dificuldades na família que podem ser amenizadas com a ajuda e suporte da Defensoria Pública, promovendo que essa família conquiste realmente os seus direitos. Isso é uma parceria fantástica, inédita no Brasil, e muito promissora ”, destacou o presidente do Iprede Sullivan Mota.

Participaram da reunião o subdefensor público geral, Leandro Bessa; o secretário-executivo da DPCE, Samuel Marques; e a defensora pública Aline Pinho, assessora de relacionamento e atendimento ao cidadão. 

Projeto Pipa – ​Iniciativa da Defensoria do Ceará, em parceria com o Iprede, que vai atender, familiares de crianças e adolescentes com neurodiversidade, que necessitam de acesso a rede de garantia de direitos. Todo o atendimento será realizado com atenção especializada e visa atender as pessoas que já procuram a instituição com demandas de saúde, educação e outros direitos, expandindo o acesso á justiça para essas crianças e adolescentes.

O que é Neurodiversidade? – A mente humana pode funcionar de diferentes formas. A neurodiversidade explica os comportamentos diferentes e que não devem ser encarados como doença ou incapacidade. Esses comportamentos são considerados neurodiversos e essas pessoas podem ser denominadas por neurodivergentes. São considerados neurdiversos: TEA – Transtorno do Espectro Autista, TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, transtornos do desenvolvimento das habilidades escolares (dislexia, discalculia e disortografia), entre outros.