Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria adere à campanha de doação de lenços a mulheres com câncer; arrecadação vai até esta sexta-feira (22)

Defensoria adere à campanha de doação de lenços a mulheres com câncer; arrecadação vai até esta sexta-feira (22)

Publicado em

O Outubro Rosa ressalta a luta pela conscientização e prevenção contra o câncer de mama e colo de útero. Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o mês pretende compartilhar informações e promover a conscientização sobre as doenças e contribuir para a redução da mortalidade.

Reforçando o gesto de apoio e acolhimento às mulheres que enfrentam os diagnósticos de CA, a Defensoria Pública do Estado está atuando em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará na ARRECADAÇÃO DE LENÇOS que serão distribuídos para a Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer. Caixas para doação estão disponíveis na entrada da sede administrativa da instituição, localizada na avenida Pinto Bandeira, nº: 11 – Luciano Cavalcante e também no Fórum Clóvis Beviláqua, até o dia 22 de outubro.

A iniciativa é uma forma de tentar amenizar a jornada desafiadora do tratamento, estimulando a autoestima e autoaceitação, sentimentos que interferem de forma bastante positiva. A defensora pública geral Elizabeth Chagas frisa a importância de abraçar essa causa com sensibilidade. “É com muita satisfação que, em parceria com o TJCE, nos mobilizamos para essa ação de arrecadação de lenços. Sabemos que o tratamento contra o câncer tem etapas difíceis e que muitas mulheres não possuem recursos para aquisição de lenços, que por conta das quimioterapias, leva a queda do cabelo. O lenço simboliza uma forma de acolher, de fomentar o cuidado e até mesmo contribuir para que essas mulheres se reinventem”, pontuou.

A psicóloga e coordenadora do psicossocial, Andreya Arruda, realça como é necessário campanhas que motivam novos sentimentos. “O lenço acaba sendo um acessório que pode fazer uma diferença enorme na autoestima dessa mulher. A campanha ajuda que este cuidado seja possível para aquelas mulheres que não têm condições”.

 

 

 

Confira as dicas de saúde!

  1. O melhor é não fumar!

Mais de 7.000 compostos e substâncias químicas altamente prejudiciais à saúde são liberadas no ato de fumar um cigarro. Além do câncer de mama, o mau hábito pode causar câncer de pulmão, de bexiga, de cavidade oral, de faringe ou laringe, do esôfago, entre outros.

  1. Boa alimentação é essencial

Prefira sempre os alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, ou seja, comida in natura. Evite ultraprocessados e lanches de fast-foods, que só prejudicam a saúde além de promover a obesidade em todas as idades. Consulte seu médico e nutricionista sempre que necessário.

  1. Evite bebidas alcoólicas

Elas contribuem para o desenvolvimento de vários tipos de câncer e sua combinação com o vício de fumar pode aumentar ainda mais para esse cenário negativo.

  1. Se for lactante, amamente

Não é somente para os bebês que a amamentação faz bem. Ela também protege as mamães contra o câncer de mama, além de restabelecer o peso corporal. Afinal, a obesidade também é fator prejudicial para mães e filhos em qualquer faixa etária.

  1. Faça exames preventivos

Check-ups anuais são importantíssimos para o acompanhamento da saúde como um todo. Especialmente os de prevenção ao câncer de colo de útero e as mamografias, que podem detectar o câncer de mama logo no início.

 

Serviço:

Ação para arrecadação de Lenços 

Local para doação: Sede Administrativa da Defensoria Pública e Fórum Clóvis Beviláqua.

Data: Até o dia 22 de outubro