Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria faz atendimentos e promove roda de conversa sobre violência doméstica na Praça da Estação, em Fortaleza

Defensoria faz atendimentos e promove roda de conversa sobre violência doméstica na Praça da Estação, em Fortaleza

Publicado em

Mikaeli Brito de Souza, de 29 anos, foi uma das pessoas atendidas nessa quinta-feira (10/8) em mais uma edição do projeto Defensoria em Movimento. Ela procurou atendimento para resolver uma causa de divórcio e saiu do mutirão com todos os encaminhamentos necessários. Pela primeira vez, a ação aconteceu em frente ao Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza, oferecendo orientação jurídica à população.

A localização do equipamento permitiu que moradores de diferentes bairros pudessem acessar os serviços da Defensoria, quando, no dia a dia, não conseguem ir à sede administrativa da instituição, no bairro Luciano Cavalcante. “Eu fiquei sabendo pelo Instagram. Sigo o perfil da Defensoria e vi a postagem dizendo que teria atendimento e como fica perto da minha casa e estou de férias aproveitei para dar uma passadinha”, afirma Mikaeli, que buscou no site da DPCE toda a documentação necessária para judicializar o caso. 

Uma das defensoras atuantes no mutirão, Denise Castelo pontua que a ação itinerante da DPCE cumpre importante papel social de aproximação com as comunidades. “O projeto Defensoria em Movimento foi criado para descentralizar os serviços da instituição. Por meio da ação, nós conseguimos facilitar o acesso à justiça, deixando-a cada vez mais próxima da população”, destaca. 

O caso da Mikaeli foi apenas um dos vários atendimentos feitos enquanto o caminhão da Defensoria esteve na Praça da Estação. Dentre as demandas mais atendidas na ação, estiveram retificação de registro, inventário, divórcio consensual, partilha de bens, regulamentação de visitas e guarda dos filhos, além de acompanhamentos processuais em questões criminais.

Outro diferencial desta edição foi o atendimento oferecido pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) da Defensoria ao público feminino. A escolha deu-se em decorrência do Agosto Lilás, mês dedicado a ações de conscientização sobre a causa. Além dos atendimentos, as defensoras Anna Kelly Nantua, Jeritza Braga e Thalita Nóbrega promoveram uma roda de conversa como forma de escutar relatos e educar sobre as formas de combater os vários tipos de violência doméstica e familiar.

O projeto Defensoria em Movimento já circulou por vários bairros de Fortaleza e localidades no interior do Ceará. A próxima parada será na cidade de Pacatuba, localizada a 30 quilômetros de Fortaleza, entre os dias 29 e 31 de agosto.