Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria faz inscrição presencial de pessoas trans que querem mudar de nome e não têm acesso à Internet; prazo encerra nesta terça (28)

Defensoria faz inscrição presencial de pessoas trans que querem mudar de nome e não têm acesso à Internet; prazo encerra nesta terça (28)

Publicado em
Texto: Bruno de Castro
Foto: Giu Rodrigues

Preferencialmente on-line, as inscrições para o Transforma também podem ser feitas de forma presencial. O mutirão da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) que muda na certidão de nascimento o nome e o gênero de homens trans, mulheres trans e travestis dispõe de logística para atender àquelas pessoas interessadas na retificação mas sem acesso à Internet ou com dificuldade no envio dos documentos pelo site do evento.

Foi o caso de Conan Batista Martins. Morador de Messejana, ele procurou ajuda na sede da DPCE, no bairro Luciano Cavalcante, para completar a inscrição. “Eu já tinha tentado outras vezes, inclusive nos dois primeiros anos do mutirão e até mesmo antes, imprimindo as certidões por conta própria. Mas desisti na primeira dificuldade. Hoje, mesmo com medo e ansioso pra vir, resolvi arriscar. E fui muito acolhido”, testemunha.

Ele efetuou a inscrição para o Transforma na Assessoria de Relacionamento Institucional (Arins) da Defensoria, que é o órgão realizador do mutirão desde 2021. Assim como Canon, outros homens trans, mulheres trans e travestis têm buscado ajuda tanto na sede da DPCE quanto nos parceiros do evento, sobretudo no Centro de Referência LGBT Jananína Dutra, no Centro de Referência LGBT+ Thina Rodrigues e no Movimento Mães da Resistência, todos com prédios localizados em Fortaleza. Mas também há pontos de apoio no interior do Estado.

“O principal é: teve dificuldade de fazer a inscrição pela Internet? Procure ajuda. A pessoa vai para o atendimento presencial, seja na sede da Defensoria ou nos parceiros, com os documentos básicos em mãos: RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e a certidão de nascimento original. As outras certidões, que a pessoa pode não conseguir tirar com facilidade, a gente emite todas por nossa conta. O que não pode é a pessoa deixar de participar pela falta de uma ou outra coisa que é possível resolver”, afirma a assessora de relacionamento institucional da DPCE, defensora Lia Felismino.

Podem participar pessoas acima de 18 anos que tenham nascido e morem em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova. As inscrições encerram às 17 horas desta terça-feira (28/5) e as certidões de nascimento com o nome e o gênero alterados conforme as pessoas indicaram serão entregues em 25 de junho.

“A gente fica nervoso antes de chegar aqui. Mas quando chega, é bem acolhido e tudo começa a se resolver, a ansiedade se acalma. Vou finalmente resolver isso e poder procurar emprego em paz, sem ter que me preocupar com o que está nos meus documentos. Não vejo a hora de receber a certidão nova”, acrescenta Conan Batista Martins.

 

 

 

PRECISA DE AJUDA PRA FAZER A INSCRIÇÃO?
SAIBA ONDE IR