
Defensoria ganha Prêmio Gandhi de Comunicação por campanha contra discriminação e assédios sexual e moral
Texto: Bruno de Castro
Ilustração: Valdir Marte
A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) recebeu na noite desta quarta-feira (11/12) o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria “Comunicação Interna”. A cartilha “Assédio moral, assédio sexual e discriminação” foi considerada o segundo melhor trabalho da área, que avaliou mais 12 práticas de outras cinco instituições.
Essa é a segunda vez consecutiva que a DPCE recebe a premiação, cujo objetivo é reconhecer produtos de comunicação de todo o Brasil que promovam a cultura de paz. Em 2023, o especial “Todas Somos Uma – Histórias de Mulheres, Lutas Feministas” ficou em terceiro lugar na categoria “Produtor de Conteúdo On-line”.
Com a publicação da cartilha de combate aos assédios e à discriminação, a Defensoria marcou, em novembro do ano passado, o início dos trabalhos da inédita Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio da instituição. Elaborado pela Secretaria de Comunicação (Secom) da DPCE, o material foi distribuído para colaboradores(as), estagiários(as), servidores(as) e defensores(as) públicos(as).
Para acessar, clique aqui.
“A campanha foi pensada para ser uma espécie de bê-á-bá desses temas, porque ainda existem muitas dúvidas sobre o que é assédio moral, o que configura o assédio sexual e o que é discriminação. Então, a gente pensou, junto à Comissão, em elaborar algo de caráter educativo, com uma linguagem acessível, para o leitor saber identificar cada uma das situações e ter condições de passar as informações adiante. Educação é prevenção”, afirma a secretária de comunicação da DPCE, jornalista Bianca Felippsen.
A Comissão é presidida pela defensora pública Noêmia Landim e estabelece uma política de prevenção e enfrentamento às práticas violentas no local de trabalho. “Essa Comissão reafirma o compromisso da Defensoria Pública em enfrentar e superar as injustiças de gênero e as várias formas de discriminação na nossa instituição, além de contribuir para um ambiente de trabalho digno e saudável”, destaca.
Essa foi a 17ª edição do Prêmio Gandhi de Comunicação, que reuniu 253 trabalhos de instituições de diversas áreas de atuação em nove categorias.
