Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria garante recambiamento de preso, em atuação extrajudicial, para que interno cumpra regime domiciliar perto da família

Defensoria garante recambiamento de preso, em atuação extrajudicial, para que interno cumpra regime domiciliar perto da família

Publicado em

Por meio de uma atuação extrajudicial, a Defensoria Pública do Estado garantiu a F.A.L.S..  35 anos, o seu direito de voltar para casa e cumprir o regime semiaberto junto à sua família. Cumprindo pena em Gurupi, no estado do Tocantins, há 14 anos, o apenado estava em regime domiciliar desde de 2019. Com pandemia, suas condições de manutenção tornaram-se precárias e ele precisava de autorização judicial para ser transferido para Baturité, sua cidade natal, para contar com apoio dos familiares na sua reinserção social.

O defensor público na comarca, Silviny de Melo Barros, explica que a família buscou atendimento junto à Defensoria para conseguir a autorização prévia do juízo de Execuções Penais, permitindo este recambiamento do apenado e cumprimento de regime em sua jurisdição. “É um direito do condenado o cumprimento da pena próximo de seus familiares, a fim de assegurar uma assistência mais efetiva e facilitar a sua reinserção na sociedade. Então, logo que tivemos entendimento do caso, procuramos resolver da forma mais prática possível”, esclareceu o defensor.

Mediante expedição de ofício em atenção ao juiz da vara de execuções penais de Baturité, o defensor público expôs toda a situação. “Informei que ele já tinha conseguido a autorização do juízo competente de Tocantins para sua transferência, necessitando então de confirmação de disponibilidade de vaga no regime semiaberto e prisão domiciliar nesta comarca. Foi anexado declaração do parente com quem irá residir, confirmando assim que terá um endereço fixo e que seu intuito maior é voltar ao seio familiar”, destacou Silviny. O deferimento da transferênci veio no dia 30 de março.

Sua chegada na última sexta-feira (02), foi motivo de muita comemoração. “Estava longe do aconchego da minha família durante todos esses anos. Chego aqui com as lembranças de muitas dificuldades, com 20kg a menos, a saúde fragilizada, mas com esperança de dias melhores. Agradeço demais todo o apoio que recebi da Defensoria Pública para poder conseguir voltar. Essa oportunidade de cumprir o restante da minha pena junto da minha família é muito importante para mim. Com certeza renova as minhas forças e o ânimo. Agora é vida nova junto com eles”, comemorou.

Com orgulho, ele ressalta ainda que dentro do Sistema Prisional se dedicou ao estudo e trabalho. “Me ocupei com tudo que poderia me ajudar a ter uma nova perspectiva de vida durante. Cheguei esta semana cheio de expectativas, mesmo diante das dificuldades da pandemia, é uma grande vitória estar na minha terrinha e lutar por um novo recomeço”.

“É sempre gratificante atuarmos para que nossos assistidos consigam ter acesso efetivo aos seus direitos. O desejo agora é que o assistido refaça sua vida e tenha muitas conquistas pertinho dos seus”, frisou o defensor.

BATURITÉ

E-mail: baturite@defensoria.ce.def.br
Telefone: (85) 99684-4959 (somente mensagens WhatsApp) \ (85) 99761-4556 (somente ligações)